Opinião
08/03/2012 00:28:54

EDITORIAL: Às mulheres, principalmente respeito

 

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, não faltarão reportagens analíticas demonstrando que as sociedades de todo o mundo, em maior ou menor graus, têm um caminho longo e tortuoso no sentido de garantir às mulheres direitos básicos que lhes são negados ainda em muitos países.

No Brasil, as estatísticas expõem a chaga das agressões de que elas são vítimas, com o agravante de se originarem, via de regra, entre as paredes das próprias casas, partindo de ex ou atuais companheiros. No entanto, violências veladas, menos evidentes, se perpetuam sobretudo no âmbito profissional. Em 1951, a Organização Internacional do Trabalho aprovou a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para a mesma função. Passadas tantas décadas, a norma da OIT continua ignorada por significativa parcela de empregadores, aqui e além-fronteiras.

Porém, em meio a obstáculos e dores, as mulheres avançam com a força que lhes é peculiar. E rapidamente vão chegando ao patamar que merecem. O país tem sua primeira presidente, um salto que denota a velocidade das conquistas femininas, em especial quando se observa, por exemplo, que a primeira senadora do Brasil - Júnia Marise, do PDT/MG - só foi eleita em 1990. 

No trabalho, no lar, na vida em seus múltiplos aspectos, as mulheres compartilham aspirações e sonhos que transcendem questões de gênero. Elas almejam o que todo ser humano precisa para uma existência digna e feliz: amor, respeito, cuidado, condições de ascender evolutivamente segundo as próprias metas, galgando os degraus viabilizados pelo trabalho que, a sua escolha, lhes complete, seja dentro ou fora de casa.

A história mostra que elas precisaram lutar muito, e ainda o fazem. Que todos nos unamos para assegurar a caminhada das mulheres livre de tantos percalços absurdos, impostos pela ignorância, a injustiça e a impunidade.     



Enviar por e-mail   Imprimir
Twitter       Facebook       orkut

Anuncie Conosco       Fale Conosco
Acesse o conteúdo
do Portal F5 News
diretamente de
seu celular
Goweb Tecnologia