Saiba o que pode e não pode dar ao seu pet na ceia de Natal | Coluna de Estimação | F5 News - Sergipe Atualizado

Saiba o que pode e não pode dar ao seu pet na ceia de Natal
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 24/12/2018 14h19 - Atualizado em 25/12/2018 06h59

Resistir ao olhar pidão do seu pet de estimação não é tarefa fácil quando à sua frente existe uma mesa decorada e farta de guloseimas que, claro, deixariam o seu animalzinho bastante contente. Infelizmente, é nessa hora que o tutor acaba cedendo e a saúde do bichinho corre risco.

A alimentação saudável dos animais de estimação, geralmente cães e gatos, precisa ser, via de regra, rica em nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento e equilíbrio corporal, geralmente encontrados em rações especiais.

Dar alimentos que não são apropriados para os pets pode causar vômitos, diarreia severa e desidratação, podendo levar o animal a condições mais graves. Os estômagos de cães e gatos são sensíveis,

Se você não quer correr para o veterinário em plena noite de Natal, mas pretende oferecer alimentos que fazem parte da ceia, o melhor a fazer é investir em alimentos apropriados que não desregulem a flora intestinal do seu animalzinho.

O que eles podem?

Tradicionalmente o peru, chester, tender fazem parte da mesa da ceia de Natal. Eles podem ser servidos ao pet teoricamente, mas somente a carne branca e em pequenas quantidades, além disso, sem condimentos gordurosos (molhos e temperos). É importante retirar os ossos, pois são quebradiços e podem perfurar o estômago ou o intestino do animal.

Peixes são nutritivos, mas o bacalhau não serve para os animais, pois é muito salgado. Os ideais são os frescos ou congelados, pois o seco possui uma quantidade muito elevada de sal. Tome cuidado com espinhas, pois ele pode se engasgar e ter lesões.

O arroz é liberado aos cães, mas com restrições. Deve ser oferecido em pequenas porções e sem tempero. O presunto é permitido desde que sem gordura e tempero e em quantidades mínimas - melhor dispensar os industrializados, pois possuem sal e conservante.

As frutas e legumes podem ser oferecidos, porém, em pedaços mastigáveis e sempre sem sal e açúcar. São aliados da saúde dos cães a banana, abóbora, batata doce, cenoura, brócolis e maçã.

O que é proibido?

Doces em geral não são indicados aos bichos, como o chocolate que pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões, e até a morte. O Chocotone, famoso nesse período e que contém na composição o chocolate, é um dos alimentos proibidos.

A farofa, também presente na ceia, é proibida. Ela é rica em gordura oxidada e sal, e tem amido em excesso, o que também oferece perigo. Também é terminantemente proibido o salpicão, a sua composição com maionese e uva passa causa danos para o estômago do pet.

Castanhas e nozes são pequenas e parecem inofensivas, mas, na verdade, contêm excesso de óleo, o que pode desencadear a diarreia. E, atenção, macadâmia é altamente tóxica. Da mesma forma, estão proibidos alho, uva passa, cebola, cereja e uva, essa última associada à falência dos rins.

Também não pode oferecer ao seu cão ou gato, todo o tipo de fritura como rabanada, pois possuem gorduras oxidadas e açúcar prejudiciais aos pets; nem mesmo molhos.

Outros alimentos proibidos são o famoso Panetone, já que o excesso de açúcar nas frutas cristalizadas e massa doce causam fermentação intestinal; além, claro, de vinhos e bebidas alcoólicas em geral, pois os pets são mais sensíveis ao álcool, que mesmo em quantidade pequena causa intoxicações.

Vale ressaltar que, se ainda tiver dúvidas, prefira dar alimentos especiais que o mercado pet já oferece, pois são estudados e balanceados para oferecer benefícios aos animais.

Para evitar ainda que os bichinhos ataquem a mesa da ceia, proteja a comida e fique atento para que nenhuma sobra caia no chão e o animal possa ter acesso. Se o seu pet possui alguma restrição alimentar, procure o médico veterinário.

Confira uma receita, extraída do Blog Mais Bichos, que tanto tutores quanto bichos podem comer de forma moderada:

Ingredientes
100 g de frutas secas (exceto uva-passa) sem açúcar
100 g de nozes, amêndoas ou castanha-do-pará
100 g de coco seco ralado sem açúcar
2 colheres (sopa) de melado de cana
2 ovos
125 g de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
Um pouco de água morna

Modo de preparo
Coloque as frutas secas de molho por 30 minutos em água. Pode ser figo, banana, maçã, damasco, mamão etc. A uva-passa está proibida. Em seguida, escorra a água e corte em pedaços. Misture-as com os outros ingredientes, coloque um pouco de água morna e mexa até dar liga na massa. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque a massa em forminhas de minipanetones e asse por 40 minutos ou até o palito sair seco do bolinho.

Com informações Red Pet Fisio e do blog Mais Bichos do Correio Braziliense

 

Mais Notícias de Coluna de Estimação
Pixabay/Ilustrativa
29/11/2022  20h30 Colesterol alto também afeta cães e gatos
Saiba quais são os perigos e como prevenir o problema no seu pet
Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos
26/07/2022  11h35 Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho pede colaboração para proteger o animal
"Astro" foi atropelado mais uma vez entre o litoral sul de Sergipe e norte da Bahia
Foto: Divulgação
18/06/2022  10h05 ArraiAu Pet acontece no Rancho RioMar
Prepare o look junino do pet, porque a festança promete ser boa pra cachorro
Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
24/05/2022  13h29 Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
Os pit-bulls podem ter fama de malvados, mas na verdade são cachorros brincalhões e muito leais
Reprodução/Instagram
12/04/2022  20h00 Adote um gatinho! Instituto divulga felinos para adoção em Aracaju
Gato surge em edifício na capital sergipana e está à procura de um lar

Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Coluna de Estimação

Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado