Itabaiana não pode ser “administrada” por um preso | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

Itabaiana não pode ser “administrada” por um preso
Blogs e Colunas | Joedson Telles 09/11/2018 20h11 - Atualizado em 09/11/2018 20h18

Incomodo os botões com o fato de a vice-prefeita de Itabaiana, Carminha Mendonça, não ter assumido, de pronto, o posto de prefeita com a prisão do prefeito Valmir de Francisquinho. Resistir a entregar o comando da prefeitura mesmo preso? Como administrar trancado numa cela? E a ética e a moralidade exigidas para se lidar com a coisa pública? Nem precisamos entrar no fator geográfico. Um município “administrado” por um preso e algo fora da realidade.

“Ah, mas ele pode sair a qualquer momento e provar inocência”, podem se permitir à argumentação os que são a favor do absurdo.

É possível, sim, e ninguém tem o direito de passar por cima da presunção da inocência. Aliás, já observei isso neste espaço.

Todavia, assim como a defesa de Valmir pode derrubar as provas que a polícia jura possuir para incriminá-lo, pode também fracassar. A polícia pode estar certa e o prefeito preso ser, de fato, culpado.

E no caso de o prefeito ter enfiado mesmo o pé na jaca, e ter que responder pela cobrança indevida de tributos, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crime de licitação, como afirma a polícia, que condição ética, moral, jurídica... ele teria para comandar Itabaiana? Gerir os recursos públicos? Qual o exemplo estaria a ventilar?

O momento é delicado. As acusações são gravíssimas. O próprio prefeito Valmir precisa ter desprendimento, respeito à população de Itabaiana. Deve se afastar do cargo e esperar o desfecho do episódio – sua defesa expor os verbos e o Judiciário decidir sua vida – para, caso seja inocentado, aí, sim, retornar ao posto para o qual foi eleito.

Nas circunstâncias atuais, ainda que a Lei Orgânica do município de Itabaiana - ou qualquer outra lei - lhe assegure “administrar”, mesmo trancado numa cela, vendo o sol nascer quadrado, é imoral.

Inclusive, não podemos esquecer que as leis são elaboradas, aprovadas e sancionadas por políticos. E aí já sabe... Algumas trazem equívocos prontos para socorrer os próprios políticos em momentos oportunos. Eis um bom exemplo.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado