O eleitor conhece os candidatos corruptos e seus aliados. Precisa exterminá-los | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

O eleitor conhece os candidatos corruptos e seus aliados. Precisa exterminá-los
Blogs e Colunas | Joedson Telles 23/07/2018 06h14 - Atualizado em 23/07/2018 08h45

Em se confirmando as expectativas, pedras não faltarão no caminho dos candidatos – sobretudo a governador e senador. Ninguém escapará de volúveis estorvos. Evidente que o juízo soa óbvio em se tratando de uma eleição. Todavia, quando se analisa nomes ventilados - quem está com quem, quem já esteve com quem, quem não está com quem e, sobretudo, “os porquês” das alianças -, constata-se: a disputa será atípica. “Pedras especiais”, digamos.

Começa pelo fato de 2018 sepultar aquela história que eleições em Sergipe não comportam a chamada terceira via. Vários caminhos emergem como opção - e o frustrado e desconfiado eleitor definirá quem será a primeira via, a segunda, a terceira... E as dificuldades dos candidatos no jogo da persuasão são ainda maiores pela quantidade de eleitor que está andando para os políticos.

Mesmo com toda a boa vontade que algumas pesquisas demonstram, em se tratando de certos pré-candidatos queridinhos, a maioria absoluta dos eleitores teima em “não saber” ainda em quem votará. Outros anulariam o voto ou votariam em branco, se convocados às urnas por estes dias tendo como opção o que se apresenta.

E, assim, miseravelmente, alguns políticos vibram (até abarrotam as redes sociais e setores viciados da mídia com a baboseira), quando são citados por pelo menos 1% do eleitorado pesquisado. Uma pesquisa séria revelaria molinho que cerca de 90% do eleitor que não tem ligação com um político ou um partido (registre-se, a maioria) não sabe ainda em quem vai votar. Muitos nem querem votar. Ou seja, a festa é feita hoje no salão da minoria para tentar ludibriar. Detalhe: a desfaçatez não envolve apenas os políticos: um time viciado entra em campo com interesses longe do coletivo.   

O descrédito com a classe política sempre existiu, é evidente. Contudo, parece que atingiu seu pico máximo, nos últimos anos, vitaminado pelas denúncias de corrupção, prisões de ladrões e aliados em xeque, que podem ser presos também a qualquer momento. Até lá, porém, muitos permanecem candidatos com seus processos e tudo. Cínicos...

Todas estas informações e desdobramentos chegam ao conhecimento da maior fatia do eleitor, dada a avidez dos gatunos frente ao dinheiro público e a velocidade com que informações sobre os crimes praticados circulam, sobretudo nas redes sociais.

A lógica estrábica de comprar o silêncio de setores viciados da mídia, graças ao bom Deus, já não resolve o problema.

Todavia, não matamos o inimigo. Ser ficha suja ou aliar-se a um nojento precisa significar o tropeço numa grande pedra irremovível. Uma barreira intransponível posta entre o corrupto e o eleitor. Dito de outra forma: o que o dicionário registra como rejeição precisa ser o veneno usado. Numa linguagem simples e objetiva: O eleitor já conhece os candidatos corruptos e seus aliados. Só precisa exterminá-los.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado