Se Sukita intimidar o MPF e o TRE, ferrou. Melhor baixar as portas | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

Se Sukita intimidar o MPF e o TRE, ferrou. Melhor baixar as portas
Blogs e Colunas | Joedson Telles 18/07/2018 21h15 - Atualizado em 18/07/2018 21h23

Se Sukita intimidar o MPF e o TRE, ferrou de vez. Melhor baixar as portas

Ao que tudo indica, Sukita achou pouco ser condenado a ver o sol nascer quadrado por mais de 13, sob a acusação de ter metido a mão no dinheiro público. Ao invés de tentar provar que não é corrupto, apenas pelo caminho dos homens e mulheres de bem, eis que emerge, ainda no calor da condenação do TRE/SE, um Sukita atacando a honra da promotora do Ministério Público Federal, Eunice Dantas. Aposta na impunidade ou tenta permutar a penitenciária por um manicômio? Eis a dúvida.

Certamente, Sukita, ao soltar verbos nas ondas do rádio que não lhe ajudam em nada, não agiu orientado pelo seu advogado. Onde já se viu um cidadão na sua condição dizer que a procuradora envergonha o cargo que exerce, e obviamente, por tabela, estaria também a envergonhar o MPF? Disparar que foi julgado de forma clandestina, entre outras pérolas?

Felizmente, Sukita pegou a pessoa errada para bater de frente. Como ser humano, a procuradora Eunice Dantas tem lá seus pecados, claro. Mas covarde ela não é. Não vai se permitir a intimidação. E podem apostar: o que puder ser feito dentro da legalidade, via Justiça, Sukita pode esperar...  

Até porque, calejado de lidar com processos, ele sabe muito bem que não atacou apenas a procuradora em si, mas a própria instituição Ministério Público Federal. Feriu também o Poder Judiciário com este papo de julgamento de forma clandestina.

Passa da hora de Sukita entender que arrogância tem limites. Subestimar inteligências idem. Confiar em um eleitor em sua maioria embrutecido é uma coisa e querer colocar o dedo no suspiro de órgãos sérios criados para enquadrar quem não respeita a coisa pública é outra bem distinta.

O discurso de coitadinho, de filho de vaqueiro perseguido pode funcionar (e tem funcionado) para a fatia do eleitorado que dá de ombros para a sua condenação. Vê como normal, em uma eleição, ele tirar dos cachorros e atirar em Eduardo Amorim e André Moura e, no pleito seguinte, estarem juntos e misturados no mesmo palanque. Fala sério...

Entretanto, não tem retórica em rádio que convença a parte do eleitorado que acredita na seriedade do MPF e do TRE. Para esta, Sukita paga pelo que fez. Além disso, se um dia Sukita conseguir intimidar estes dois órgãos, ferrou de vez. Ambos poderão baixar suas portas.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado