Vamos salvar Sergipe | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

Vamos salvar Sergipe
Blogs e Colunas | Joedson Telles 19/02/2019 08h05

Felizmente, parece que a ficha vai caindo e os políticos genuínos vão entendendo que a crise que paira em vários estados brasileiros, inclusive em Sergipe, não será resolvida apenas apontando responsabilidades. Evidente que a sociedade, se é que já não sabe, precisa saber os nomes dos bois para se vacinar. Todavia, numa tentativa de homicídio, primeiro a polícia socorre a vítima depois, sim, trata de prender o criminoso. Neste momento, a frase de ordem precisa ser “Vamos salvar Sergipe”.

Depois que o governador Belivaldo Chagas, acertadamente, veio a público e não apenas expôs o problema como também teve a humildade sábia de pedir ajuda de todos para resolvê-lo, ideias vão surgindo.

Pra citar apenas duas, lembro que o ex-deputado federal José Carlos Machado sugeriu que o governador reúna políticos, empresários e outras cabeças pensantes em busca de soluções.

Coube ao deputado estadual Gilmar Carvalho usar a tribuna da Assembleia Legislativa para convocar demais parlamentares para compor uma comissão suprapartidária para atacar o mal de frente.

Assim como outros políticos, Gilmar e Machado se mostram preocupados em querer ajudar. Discernem que o momento não comporta apenas a crítica. Solução é o vocábulo procurado.

É óbvio que não se chegará à unanimidade. Sempre haverá quem “esqueça” que uma crise como esta atinge bem mais o sergipano – sobretudo o mais pobre – que qualquer político adversário.

Não sou otimista o bastante para acreditar que todos passarão por cima de rivalidades e picuinhas políticas em nome de Sergipe. Que abraçarão a nobre causa agora e, no momento oportuno, escolherá o palanque para o combate eleitoral. O Brasil está mudando, mas os resistentes não jogam a toalha facilmente.

O bom da história, contudo, é que os ranzinzas são minoria. Sergipe pode e, com fé em Deus, sairá da crise com ou sem a ajuda de todos. Até porque, o lado pró-Sergipe parece bem maior. Os políticos que entendem que a crise não tem cor partidária, neste momento, e que precisam retribuir a generosidade dos sergipanos são maioria.

P.S. Enquanto Sergipe afunda, viciados em puxar o saco de Bolsonaro ou de Lula trocam insultos em redes sociais. O dia inteiro. Não deveriam canalizar energia para o bom combate em prol do estado?

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado