Raimundo Juliano, 80 anos de atividade empresarial | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Raimundo Juliano, 80 anos de atividade empresarial
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 20/07/2019 06h20

 

Em uma noite de celebração, marcada por muita emoção e reconhecimento, o empresário Raimundo Juliano Santos Souto, foi agraciado com a Comenda Júlio Prado Vasconcelos, maior honraria concedida pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Sergipe (Sincadise), concedida às pessoas que têm participação importante no desenvolvimento do setor no estado. Raimundo Juliano completou 80 anos de atividades empresariais, sendo a comenda a celebração desse momento, coroando sua história de trabalho iniciada aos sete anos, quando para começar a ganhar seu próprio dinheiro, começou a trabalhar como engraxate, iniciando ali uma trajetória de sucesso empresarial que culmina nos resultados atuais, comandando um grupo empresarial de atividades múltiplas no comércio atacadista, varejista, comércio de veículos, construções, hotelaria e agronegócio, gerando mais de mil empregos em vários municípios de Sergipe. O presidente do Sincadise, Breno Pinheiro França, valorizou a trajetória vitoriosa de Raimundo Juliano, marcada pela capacidade empreendedora, de conhecimento de mercado e determinação para conquistar seus objetivos. O homenageado agradeceu à plateia de mais de 250 convidados presentes, quando recebeu a Comenda Júlio Prado Vasconcelos, lembrando o quanto é importante focar no trabalho, agindo com correção e honestidade.

 

Câmara Empresarial para o comércio PET

A Fecomércio instalou mais uma câmara empresarial, com o objetivo de fortalecer o setor produtivo sergipano. A Câmara Empresarial do Comércio PET é a décima câmara colocada em funcionamento, e será coordenada pelo empresário Alexandro Góes. Laércio Oliveira, ao instalar a câmara e empossar o coordenador, valorizou o segmento pet, que cresce de maneira admirável nos mercados sergipano e brasileiro, valorizando as qualificações pessoais e o espírito de crescimento coletivo das empresas do mercado transmitido por Alexandre Góes. O coordenador da câmara destacou que tem desde o início da sua atividade empresarial, o foco no associativismo das empresas, buscando fortalecer o setor. Alexandre disse que representar a Fecomércio é uma grande responsabilidade, que muito lhe orgulha. 

 

Nova coordenação

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, assinou a nomeação da nova coordenadora da Câmara Empresarial de Serviços, a advogada Laura Figueiredo. Laércio destacou a importância da câmara para o desenvolvimento do setor no estado, lembrando que as atividades que contemplam os serviços são as grandes propulsoras da geração de emprego no estado. A nova coordenadora valorizou a atuação da Câmara Empresarial de Serviços da Fecomércio, lembrando que atuando como participante, viu a maneira como o setor empresarial é tratado pela federação, e que está confiante em fazer um bom trabalho à frente da câmara, com vistas na ampliação de realizações que promovam a integração empresarial. 

 

Destaque nacional

Três empresas do segmento de segurança privada de Sergipe foram homenageadas pela Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), com o Prêmio Mérito em Segurança Privada, concedido anualmente para as empresas que se destacam no cenário nacional. As empresas Sacel, Pinheiro Vigilância e NC Vigilância representaram Sergipe no evento, sendo representadas por seus presidentes, Antônio Vasco Pereira, Marco Aurélio Pinheiro e Sando Ataíde Moura. A homenagem aconteceu durante a Feira ISC Brasil, na cidade de São Paulo.

 

FGTS na conta todo ano?

Depois de criar enorme expectativa para o anúncio já a partir de hoje de saques de contas do FGTS e do PIS/Pasep, o governo decidiu adiar a medida para a próxima semana. Segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, os detalhes ainda estão sendo fechados pelas equipes técnicas. O ministro não quis dizer se os saques envolveriam só contas ativas ou se também incluiria contas inativas do FGTS. Entretanto, deve ser criada uma nova modalidade de saque das contas do FGTS, na qual o trabalhador poderá optar por uma retirada anual.

 

Crescimento do PIB

A liberação de parcela das contas ativas (dos contratos atuais) do FGTS para os trabalhadores deve dar impulso à economia e pode garantir ao presidente Jair Bolsonaro um crescimento do Produto Interno Bruto acima de 1% no primeiro ano do governo. O impacto sobre a economia pode ser maior, dada a melhoria nas expectativas para a atividade no segundo semestre, com o andamento da reforma da Previdência.

 

Seguro desemprego atende poucas pessoas

O sistema de seguro-desemprego do Brasil é um dos menos generosos do mundo com relação a abrangência, valores e regras de funcionamento, aponta um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) feito em parceria com o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, (IPC-IG), fórum ligado às Nações Unidas. O estudo compara o programa com os de 97 países em que existe algum tipo benefício de seguridade social em caso de perda do emprego e mostra que a taxa de cobertura efetiva do seguro-desemprego no Brasil é considerada baixa, e tem caído nos últimos anos. O Ipea calcula que somente 4,8% dos desempregados brasileiros tiveram acesso ao benefício em 2018. Os economistas do Instituto chegaram ao índice aplicando a metodologia usada pela Organização Mundial do trabalho (OIT). A queda na cobertura brasileira é influenciada pela alta da desocupação, cujo ritmo não foi acompanhado pelo sistema de seguridade.

 

 

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
20/04/2024  00h56

A Inteligência Artificial transformando a economia familiar

13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado