Indicador do Comércio Mundial | Saumíneo Nascimento | F5 News - Sergipe Atualizado

Indicador do Comércio Mundial
Blogs e Colunas | Saumíneo Nascimento 20/05/2018 11h59 - Atualizado em 21/05/2018 10h50

A Organização Mundial do Comércio (OMC) lançou um novo Indicador de Perspectivas do Comércio Mundial (WTOI, World Trade Outlook Indicator). Ele está projetado para fornecer informações em tempo real sobre as tendências do comércio global e foi inaugurado em Xangai, na China, em 8 de julho de 2016, antes de uma reunião dos ministros do Comércio do G20.

Combinando uma variedade de índices relacionados ao comércio, o indicador  WTOI é projetado para dar um sinal antecipado da direção atual do comércio mundial e o seu futuro. Desta forma, a OMC deve sinalizar pontos de variação no volume do comércio mundial de mercadorias. Esse indicador complementa as ferramentas existentes, como as previsões comerciais de longo prazo da OMC, e outros lançamentos estatísticos.

O WTOI dá uma figura de manchete para mostrar o desempenho em relação à tendência. Uma leitura de 100 indicaria um crescimento do comércio em linha com as tendências recentes, uma leitura superior a 100 sugeriria um crescimento acima da tendência, enquanto uma leitura abaixo de 100 indica um crescimento abaixo da tendência. O WTOI será atualizado trimestralmente.

O mais recente resultado do indicador, que foi divulgado em 17 de maio de 2018, revela que a forte taxa de expansão do comércio deve continuar, embora desacelerando ligeiramente no segundo trimestre de 2018.

O valor atual de 101,8 da WTOI permanece acima do valor de referência de 100 para o índice, mas abaixo do valor anterior de 102,3, o que sugere um sólido crescimento do comércio no segundo trimestre de 2018, mas provavelmente em um ritmo um pouco mais lento que no primeiro trimestre. 

A recente queda na OMC reflete os declínios nos índices de componentes para pedidos de exportação, em particular, mas também para o frete aéreo, que pode estar relacionado ao aumento da incerteza econômica devido ao aumento das tensões comerciais.

Os resultados mais recentes estão em linha com a mais recente previsão comercial da OMC, emitida em 12 de abril de 2018, que previa uma moderação do crescimento do volume de comércio de mercadorias de 4,7% em 2017 para 4,4% em 2018. Riscos para a previsão do comércio aumentam as tensões comerciais e permanecem presentes.

A queda moderada no índice geral da WTOI foi impulsionada pelas quedas nos índices de componentes para pedidos de exportação e frete aéreo. O índice de pedidos de exportação prospectivos caiu drasticamente, caindo de um patamar acima da tendência para um valor abaixo da tendência (98,1) no último mês. Enquanto o índice de frete aéreo permanece acima da tendência (102,5), perdeu força nos últimos meses. O volume do porto de contêineres permanece acima da tendência (105,8), mas mostra sinais de estabilização, enquanto as vendas de automóveis (97,9) e de matérias-primas agrícolas (95,9) estão atualmente pesando a WTOI. Em contraste com os resultados mistos em outros lugares, o índice para o comércio de componentes eletrônicos (104,2) subiu, subindo acima da tendência.

Conforme a OMC, projetado para fornecer informações em "tempo real" sobre a trajetória do comércio mundial em relação às tendências recentes, a WTOI não pretende ser uma previsão de curto prazo, embora forneça uma indicação do crescimento do comércio em um futuro próximo. Sua principal contribuição é identificar pontos de virada e avaliar o momento no crescimento do comércio global.

Como a OMC fornece análises econômicas e pesquisas que visam aprofundar a compreensão sobre as tendências do comércio, questões de política comercial e o sistema multilateral de comércio, é sempre importante conhecer as informações estatísticas que estão sendo disponibilizadas para compreendermos o sistema econômico mundial. Além disso, as suas publicações anuais incluem o Relatório do Comércio Mundial e a Revisão Estatística do Comércio Mundial.

 Cabe registrara que a OMC organiza seminários econômicos e coopera com outras organizações internacionais e a comunidade acadêmica por meio de co-publicações, conferências, cursos e outros eventos.

Esse é mais um instrumento para avaliação do comércio mundial e de planejamento das estratégias de melhoria do comércio entre as nações.

Mais Notícias de Saumíneo Nascimento
Freepik / ilustrativa
02/08/2023  11h45 O Drama da Pena de Morte
A discussão central é sobre o direito fundamental à vida e sobre os direitos humanos.
Pixabay/ilustrativa
19/07/2023  13h20 O Flagelo do Racismo
FAO/Reprodução
09/02/2023  17h20 O Fantasma da Fome
A questão da segurança alimentar deve ser obrigação de todos nós
11/04/2022  21h06

Reuniões de Primavera de 2022 FMI e Grupo Banco Mundial

28/02/2022  09h14

Diferenças Geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado