Alemanha, Itália e Áustria querem reduzir a zero a imigração ilegal | F5 News - Sergipe Atualizado

Alemanha, Itália e Áustria querem reduzir a zero a imigração ilegal
Brasil e Mundo | ​Por Agência EFE 12/07/2018 08h40 - Atualizado em 12/07/2018 09h03


Os governos da Alemanha, Itália e Áustria acordaram nesta quinta-feira (12), em Innsbruck, onde acontece um conselho de ministros da Justiça e Interior comunitário, cooperar intensamente para reduzir "possivelmente a zero" a imigração ilegal para a União Europeia (UE).

"As coisas são relativamente simples: nós três concordamos que queremos colocar ordem" em um âmbito onde durante muito tempo reinou certa desordem, disse aos jornalistas, o ministro do Interior da Áustria, o ultranacionalista Herbert Kickl, depois de se reunir com seus colegas italiano e alemão antes do conselho.

Trata-se de "enviar uma clara mensagem que no futuro não deverá ser possível pisar em solo europeu se não tiver direito a proteção", acrescentou.

A fim de avançar rapidamente "neste projeto de frear ao máximo a imigração e levá-la para zero", será organizada uma reunião dos três países em nível técnico no próximo dia 19, em Viena, afirmou o ministro austríaco.

Já o ministro e vice-presidente italiano, Matteo Salvini, disse que a partir de agora, os três países trabalharão para reduzir "as partidas (de fora da Europa para a Europa), desembarques e mortes (no Mediterrâneo)".

Com isso, a Itália, que "não deve continuar sendo o único ponto de chegada" de refugiados, espera uma "redução dos problemas, dos custos econômicos e sociais de uma imigração que não estamos em condições de seguir apoiando", acrescentou.

Da mesma forma que seus colegas, Salvini, líder da ultradireitista Liga, se mostrou satisfeito com o resultado da "boa conversa" mantida e a cooperação acordada, "que não seria possível há um ou dois anos".

Ele defendeu dar mais apoio às autoridades líbias para impedir que as pessoas deixem seu território para a Europa e mudar a legislação internacional que regulamenta o salvamento marítimo de refugiados no Mediterrâneo.

O governo italiano agora espera que a "UE finalmente esteja em condições de proteger suas fronteiras externas e reduzir os fatores de risco", afirmou.

O ministro alemão, o conservador Horst Seehofer, ressaltou que "a questão de quem recebe asilo na Europa" não deve ser decidida por traficantes de pessoas, mas pelos "governos eleitos democraticamente".

"Isto nos une completamente e agora esperamos com atenção uma conversa com o comissário (europeu de Imigração, Dimitris) Avramopoulos, que nos dirá como a Comissão (Europeia) abordará" a nova postura na política de imigração.

Os três ministros realizaram uma reunião trilateral hoje, antes de participarem com o restante do grupo dos Vinte e Oito em um Conselho informal na cidade de Innsbruck, capital do Tirol austríaco, centrado na questão migratória.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  16h18 Homem passa 613 dias com Covid e desenvolve variante única do vírus
No mundo, o paciente foi o que mais tempo passou com vírus da Covid no corpo
Pixabay
24/04/2024  11h34 Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Medida entra em vigor nesta quarta (24). Não cumprimento constitui infração sanitária
Marcelo Camargo/Agência Brasil
23/04/2024  13h30 Sete em cada dez bancos adotam biometria facial no Brasil
Pesquisa do Idec alerta para imposição a clientes
Lula Marques/Agência Brasil
23/04/2024  07h56 Em CPI, dono do Botafogo fala sobre supostas manipulações de jogos
John Textor depôs em CPI do Senado que investiga apostas esportivas
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
22/04/2024  16h09 Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado