Militares brasileiros embarcam para missão de paz no Congo | F5 News - Sergipe Atualizado

Militares brasileiros embarcam para missão de paz no Congo
Grupo vai atuar em Beni, no leste do país, em combate a grupos armados
Brasil e Mundo | Por Agência Brasil 22/06/2019 12h05 - Atualizado em 23/06/2019 10h24


Treze militares das Forças Armadas brasileiras embarcam hoje (22), para a República Democrática do Congo, onde participam da MONUSCO (sigla em inglês), missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) naquela região. Os brasileiros foram chamados para atuar junto à Brigada de Intervenção (composta por 3 mil militares da África do Sul, Tanzânia e Malaui), no combate aos grupos armados e às doenças tropicais. O grupo vai atuar em Beni no leste do país, onde, de acordo com a ONU, existem 70 grupos armados em atividade.

Os militares brasileiros passaram por cursos no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) do Exército Brasileiro, fizeram exames físicos e médicos e receberam instruções sobre as regras da ONU no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

"Nosso maior objetivo é contribuir para o sucesso da missão. Queremos diminuir as atrocidades e mitigar o sofrimento do povo africano. Vamos tentar neutralizar os grupos armados", afirma o tenente-coronel Adelmo de Sousa Carvalho Filho, que atualmente serve no Comando Militar do Norte.  "Vou ser o chefe da equipe. Nossa missão deve ser de seis meses, mas pode ser prorrogada por mais seis meses. Pode ser que o Brasil envie até outro contingente. Trata-se de uma missão inédita da ONU", destaca. O tenente-coronel já participou de outras missões de paz da ONU. Ele foi observador militar na Saara Ocidental e também trabalhou na Operação Acolhida.

O capitão-tenente Fuzileiro Naval Raphael Baptista Mattos dos Anjos também embarca para o Congo e destaca a oportunidade de troca de experiência com outros militares: "é uma oportunidade única de fazer intercâmbio com outras Forças Armadas. Conhecer outras culturas e ambientes de selva que a gente só vê na televisão", afirma o militar que serve no Batalhão Tonelero, uma das organizações de tropas especiais da Força Naval. 

MONUSCO

A MONUSCO foi estabelecida em agosto de 1999 como uma força para monitorar o cessar fogo assinado entre a República Democrática do Congo (RDC), um grupo rebelde e cinco estados regionais. Atualmente, a missão conta com 17 mil militares de diversos continentes, além de policiais, civis e agentes humanitários e é comandada pelo General Elias Rodrigues Martins Filho, do Exército Brasileiro, atual Force Commander da missão. 

* Com informações do Ministério da Defesa e da ONU News

Foto: ilustração (Fernanda Frazão/arquivo Agência Brasil)

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Divulgação
19/04/2024  07h18 Governo prepara proposta para tentar encerrar greves em universidades
Servidores de universidades e institutos federais estão em greve em vários Estados
Reprodução
18/04/2024  15h58 Justiça mantém prisão de mulher que levou o cadáver do tio ao banco
Érika de Souza Vieira Nunes foi presa, suspeita de tentar sacar um empréstimo
Reprodução Metrópoles
18/04/2024  10h12 Laudo do IML indica que homem levado à agência no RJ estava desnutrido
Peritos aguardam resultado de exame toxicológico, mas laudo já indica causa da morte
AGLIBERTO LIMA/ESTADÃO CONTEÚDO/2002
17/04/2024  11h18 Leia, na íntegra, carta que Daniel Cravinhos enviou a irmão de Suzane
Condenado pelo assassinato dos pais de Andreas, Daniel Cravinhos tentou contato com o irmão de Suzane por meio de uma carta
Fernando Frazão / Agência Brasil
17/04/2024  07h55 Justiça reconduz presidente do Conselho de Administração da Petrobras
Decisão é do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado