Aluna sergipana de 15 anos tira nota mil na redação do Enem 2018 | F5 News - Sergipe Atualizado

Aluna sergipana de 15 anos tira nota mil na redação do Enem 2018
Letícia é a aluna mais nova a tirar nota máxima na prova
Cotidiano | por Victória Valverde* 21/03/2019 15h00 - Atualizado em 22/03/2019 09h58


Na última terça-feira (19), foram divulgados pelo Inep os espelhos das redações dos participantes do Enem 2018 e as notas dos “treineiros”, como são chamados os que fazem o exame como forma de autoavaliação.

Entre as notas divulgadas estava a da aluna sergipana Letícia Oliveira, de 16 anos. Quando prestou o Enem 2018, Letícia tinha 15 anos e cursava o 1º ano do Ensino Médio. Sua nota na redação foi 1000, tornando-a a mais nova aluna a tirar nota máxima na prova.

“No dia que eu descobri a minha nota fiquei completamente sem reação. Precisei de algumas horas para entender que aquilo realmente estava acontecendo comigo, que não era uma ilusão”, disse a estudante.

A mãe de Letícia, Débora Catherine Santos, diz estar extremamente grata com a nota da filha. “Agora ela sabe que é possível atingir qualquer objetivo na sua vida, por mais difícil e impossível que pareça”, disse.

Rotina de estudos

A rotina de estudos de quem irá prestar o Enem pode ser bem intensa. Escola, cursinhos, estudo individual. Os alunos fazem de tudo para conseguir o melhor resultado possível. Com Letícia não foi diferente.

“Ano passado fiz redações todas as semanas, sempre analisando meus repertórios socioculturais e aprendendo com os erros para não repeti-los. Minha rotina sempre foi baseada em estudar todos os dias, não importava o quão cansada estivesse. Apesar disso, nunca estipulei quantidade de horas de estudo, uma vez que isso não necessariamente corresponde à qualidade”, revela a estudante, aluna do Colégio Master e de Redação no curso G8.

O tema da redação do Enem 2018, “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, divergiu opiniões e fez os estudantes refletirem sobre suas ações no meio cibernético.

“A dica para tirar mil é exercitar a redação sempre, ter persistência, treinar os repertórios, pensar nos temas com calma, estudar bastante português, filosofia e sociologia, analisar os próprios erros e tentar consertá-los”, aconselha Letícia.

Segundo a professora de redação do curso G8, Paloma Abdallah, a conquista de Letícia é uma consolidação da disciplina e  vontade de melhorar a cada aula.

“Ela é uma aluna que, desde muita nova, gosta de ler. Além disso, durante o ano de 2018, ela aperfeiçoou a produção do texto, entendeu as competências do Enem e trabalhou em cima da estrutura do texto. Ela também consegue problematizar bem as temáticas de Redação e ligá-las a outras áreas do conhecimento”, disse a professora.

O plano de Letícia é continuar dando o seu máximo para alcançar sua meta: ser Procuradora da República.

“Desde que tenho 12 anos descobri aquilo que realmente queria fazer pelo resto da minha vida. Para realizar esse sonho, terei de fazer direito e depois passar em um concurso público, mas pensarei nisso daqui a alguns anos”, conclui a estudante.

Confira a redação de Letícia Oliveira a seguir:

 

*estagiária sob a orientação da jornalista Monica Pinto. 

 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  12h03 Vídeo: peixes aparecem mortos no Rio do Sal, na Grande Aracaju
Fato surpreendeu e preocupou pescadores. Adema investigará o caso
Divulgação
24/04/2024  11h51 Monja Coen é confirmada no ‘Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Norte e Nordeste’
Evento acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, no Delmar Hotel, na Orla da Capital
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  09h08 Caminhão carregado de cerveja tomba e é saqueado pela população
Acidente aconteceu no km 163 da BR-101. PRF informou que não houve feridos
Divulgação SSP
24/04/2024  08h14 Suspeito de participar de tentativa de triplo homicídio é preso
Homem também teria participado do assassinato de um ex-conselheiro tutelar
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
24/04/2024  07h37 Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sorteio vai para R$ 6 milhões
Quina teve 6 ganhadores. Dezenas sorteadas foram: 05 - 20 - 27 - 28 - 48 - 49 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado