Assaltantes roubam carro de professora na porta de escola em Aracaju (SE) | F5 News - Sergipe Atualizado

Assaltantes roubam carro de professora na porta de escola em Aracaju (SE)
Estudantes e professores do Colégio Estadual Paulo Freire reclamam da insegurança
Cotidiano | Por F5 News 16/10/2018 16h00 - Atualizado em 16/10/2018 16h36


Uma professora foi assaltada e teve o carro roubado na manhã desta terça-feira (16), no estacionamento do Colégio Estadual Paulo Freire, no bairro Industrial em Aracaju (SE). De acordo com alunos e professores, esse tipo de ocorrência tem sido frequente no entorno do estabelecimento de ensino.

Segundo relatos de testemunhas, a professora chegou à escola por volta das 7h40 e foi abordada pelos marginais armados quando descia do carro. Um dos assaltantes apontou a arma para a cabeça dela e levou o veículo, enquanto outros esperavam em um carro de cor branca, do outro lado da rua. “Podia ter sido eu, cheguei cinco minutos antes”, disse a professora Maria Irene Santos André.

Maria Irene diz que a onda de medo toma conta de professores e alunos principalmente nos horários de chegada e saída. “A sensação é de insegurança, já tive três colegas que perderam os carros aqui na porta, os alunos também são reféns dessa situação”, afirmou.

No mês de setembro os alunos fizeram um protesto na porta da escola para cobrar mais segurança e ameaçaram suspender as aulas por 24 horas. Um estudante que preferiu não ser identificado falou ao F5 News e disse que, depois do protesto, a Polícia Militar ficou na porta da escola, mas apenas por três dias. “A gente precisa de segurança, que a polícia passe por aqui mais vezes, principalmente nos horários de chegada e saída”, cobra.

Por meio de nota, a Polícia Militar de Sergipe disse que o policiamento no bairro Industrial é executado pelo 8º Batalhão e que diariamente são realizadas rondas ostensivas com duas viaturas na área, além do reforço de duas equipes da Força Tática. “É importante que todas as ocorrências sejam devidamente registradas na delegacia da área competente, a fim de que as forças policiais tomem conhecimento e intensifiquem ainda mais o policiamento ostensivo e preventivo”, disse o chefe da comunicação da PM, major Fábio Machado.

Também por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (SES) informou que a unidade escolar conta com um turno de quatro vigilantes, que corresponde ao turno cheio de 24 horas, e está na lista para receber o Sistema Monitorado Eletrônico.

A SES informou ainda que solicitou o reforço da Ronda Escolar da Polícia Militar na região, pelo fato ter ocorrido no entorno da unidade escolar, e que direção da escola realizou uma reunião com as lideranças estudantis para que se tome medidas de proteção e cuidados. Disse também que a direção não registra casos de violência dentro da escola.

 Ainda de acordo com a SES, medidas efetivas foram e são tomadas para minimizar os casos de violência contra as escolas e os alunos da Rede Estadual de Ensino, como a criação do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH), e a instalação no âmbito da Rede Estadual de Ensino do Núcleo de Segurança Escolar. O Núcleo de Segurança Escolar, desde quando foi instalado, conseguiu reduzir em 65% o número de ocorrências dentro das escolas. Ao todo são 39 escolas da rede estadual que se integram ao Sistema Monitorado Eletrônico da SES, disponibilizando às escolas o contato direto com o Núcleo através de um sensor de emergência e auxiliando as escolas em possível ausência dos vigilantes.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Redes sociais/Reprodução
23/04/2024  19h00 Confira tipos de seguros que protegem seus bens em caso de chuva
Sergipanos contrataram mais seguros entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024
Freepik/Ilustrativa
23/04/2024  18h34 Inscrições para professores e alunos realizarem intercâmbio estão abertas
As vagas para Colômbia e Cabo Verde estão disponíveis até às 17h do dia 30 de abril
SSP/Ilustrativa
23/04/2024  18h32 Suspeito de duplo homicídio em Ribeirópolis é preso e confessa crime
Ele é suspeito de envolvimento na morte de um casal, em 22 de janeiro de 2023
SSP/Ilustrativo
23/04/2024  18h30 Suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia em Estância
investigação teve início há cerca de três meses, é um desdobramento da Operação Narke
SMTT Aracaju/Reprodução
23/04/2024  18h10 Chuva forte atinge Aracaju com 84 milímetros em seis horas de temporal
Expectativa é que a chuva continue de moderada a forte nas próximas 24 horas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado