Atividade pesqueira em Sergipe está ameaçada por derramamento de óleo | F5 News - Sergipe Atualizado

Atividade pesqueira em Sergipe está ameaçada por derramamento de óleo
Reunião entre Governo e pescadores discutiu impactos das manchas
Cotidiano | Por F5 News 21/10/2019 14h24 - Atualizado em 21/10/2019 17h11


O alerta é geral e vai muito além de praias cobertas por petróleo em todo Nordeste, há mais de um mês. O derramamento de óleo, considerado o maior desastre ecológico no mar do país, está afetando  o comércio, o turismo e a atividade pesqueira. Pescadores relatam perda de equipamentos de trabalho, animais contaminados e a falta de medidas urgentes por parte do poder público.

Durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21) na sede Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), em Aracaju (SE), representantes de colônias de pescadores de Sergipe discutiram com  órgãos  do Governo a situação e disseram  que as manchas de óleo estão prejudicando diretamente o sustento de quem vive da atividade pesqueira.

Também participou da reunião o secretário da Agricultura e Pesca, André Luiz. Ele disse que já está trabalhando para procurar alternativas que minimizem os danos para os pescadores. 

“Essa semana estamos terminando um levantamento que será enviado à Superintendência Federal da Agricultura, do Ministério da Agricultura, fazendo solicitação da antecipação do seguro defeso e, por outro lado, estamos indo a cada colônia de pescadores fazendo levantamento de todas as perdas totais para vermos a possibilidade de indenização por meio do Governo Federal,  já que foi reconhecido o estado de emergência, para que a gente possa realmente minimizar os danos”, afirmou o secretário.

O presidente da Adema, Gilvan Dias, disse que a equipe acompanha de perto a situação dos pescadores e faz constantemente relatórios nos locais para subsidiá-los de informações técnicas. Disse também que a objetivo é  minimizar os danos e achar soluções para que "os pescadores não fiquem sem nada".

A presidente da colônia de pescadores da Barra dos Coqueiros, Wilma Santana, disse que a categoria já sofre os impactos do desastre ambiental. “Estamos sofrendo com essas manchas de óleo, afetando nossos equipamentos de pesca, como também na diminuição das vendas dos pescados, já tem gente sem querer comprar os pescados por medo de contaminação. Então estamos aqui para buscar apoio, para juntos termos uma solução provisória, pois a atividade da pesca está diminuindo e precisamos sobreviver, seja com cestas básicas e também com antecipação do defeso”. 

O pescador do Baixo São Francisco Petrônio Silva fala da perda dos instrumentos de trabalho. “Estamos perdendo redes de pesca, e acaba que estamos evitando pescar para não perder todos nossos equipamentos, já teve uma diminuição na nossa região, em Pacatuba, Pirambu, pois o pessoal já está evitando pescar nessas áreas e não é só peixe, é também o marisco, caranguejos”.

Durante a reunião foi feito um nivelamento de informações junto à Adema e à Federação de Pescadores, sobre o impacto real que as manchas de óleo têm causado na vida das marisqueiros e pescadores, o que vem dificultando o trabalho e diminuição da atividade da pesca por perda de equipamentos de trabalhos, como rede de pesca, por exemplo.

Segundo o secretário da Agricultura, além da antecipação do auxilio defeso, o Governo pretende fazer a reposição dos instrumentos de pesca.

Os pescadores ficaram de, até o fim da tarde, enviar um relatório mensurando perdas para subsidiar o Governo do Estado a inserir no relatório de solicitações para o Governo Federal tomar as providências necessárias.

*Com informações da ASN

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  09h08 Caminhão carregado de cerveja tomba e é saqueado pela população
Acidente aconteceu no km 163 da BR-101. PRF informou que não houve feridos
Divulgação SSP
24/04/2024  08h14 Suspeito de participar de tentativa de triplo homicídio é preso
Homem também teria participado do assassinato de um ex-conselheiro tutelar
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
24/04/2024  07h37 Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sorteio vai para R$ 6 milhões
Quina teve 6 ganhadores. Dezenas sorteadas foram: 05 - 20 - 27 - 28 - 48 - 49 
Reprodução Huse
24/04/2024  06h00 Motos representam 73,4% das vítimas de acidente de trânsito no Huse
Até o último dia 20, 1.326 vítimas de acidentes em duas rodas chegaram ao hospital
Redes sociais/Reprodução
23/04/2024  19h00 Confira tipos de seguros que protegem seus bens em caso de chuva
Sergipanos contrataram mais seguros entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado