Baleia Azul: Polícia apreende computadores em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Baleia Azul: Polícia apreende computadores em Sergipe
Cotidiano 18/07/2017 12h11 - Atualizado em 18/07/2017 12h53


Por Fernanda Araujo

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Aracaju (SE) pelas equipes da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) de Sergipe, para combater uma associação criminosa envolvida com o jogo conhecido como “Baleia Azul” - corrente que tenta induzir virtualmente os seus participantes ao suicídio através de 50 desafios.

Segundo o delegado Alessandro Vieira, da Polinter, a ação foi realizada nos bairros Jabotiana e Luzia, nos endereços de duas pessoas, um homem e uma mulher, que vinham sendo investigados por envolvimento com essa modalidade criminosa. O casal seria preso na capital, mas só foi localizado no estado de São Paulo e encaminhado à delegacia de polícia local.

Nas residências, foram apreendidos vários equipamentos de informática.

Ainda de acordo com o delegado, o inquérito será conduzido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde a ação foi deflagrada. “Nesse momento, tudo é encaminhado para o Rio de Janeiro. Depois da análise dos equipamentos, é provável a instauração de inquérito policial em Sergipe”.

A operação, chamada Aquarius, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (18), pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil fluminense. Ao todo, a ação visa dar cumprimento a 24 mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Apenas um mandado de prisão foi cumprido no Rio de Janeiro; o homem de 23 anos foi preso e confessou ter cooptado cerca de 30 vítimas para o jogo.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Alexandre Abrahão, da 1ª Vara Criminal, e o objetivo é identificar e prender supostos "curadores" do jogo, que chegou a causar ferimentos em vítimas no Rio e tem ligação suspeita com casos no Mato Grosso e na Paraíba. Para não saírem do jogo as vítimas e seus familiares são ameaçados por essas pessoas. Foram encontradas 15 vítimas, todas com ferimentos e em estado de depressão. Nenhum caso de suicídio foi registrado.

O jogo Baleia Azul é praticado em comunidades fechadas de redes sociais como Facebook e Whatsapp e instiga os participantes, em maioria adolescentes, a cumprirem 50 tarefas, sendo que a última delas é o suicídio.

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Com informações Agência Brasil e SSP/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Arquidiocese de Aracaju
29/03/2024  08h52 Procissão do fogaréu inicia sexta-feira da paixão no Bairro Industrial
A tradicional procissão recorda a perseguição e a prisão de Jesus Cristo
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado