Desembargador autoriza continuidade do concurso da PM/SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça
Desembargador autoriza continuidade do concurso da PM/SE
Magistrado diz que não há provas suficientes para descaracterizar a legitimidade da concorrência pública
Cotidiano | Por Aline Aragão 10/08/2018 16h44 - Atualizado em 11/08/2018 09h10


O desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto suspendeu, na tarde desta sexta-feira (10), a liminar expedida pelo juiz da 1ª vara de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, que determinava a suspensão do concurso para soldado da Polícia Militar de Sergipe, e determinou que o Estado prossiga com a realização das demais fases previstas no edital.

De acordo com a decisão, não foram identificados, no momento, elementos suficientes para descaracterizar a legitimidade da concorrência pública. "Não estou aqui negando a existência da tentativa de fraude perpetrada por alguns candidatos. Mas sim, reconhecendo que não passaram de meras tentativas que de prontidão foram coibidas pela instituição responsável pelo concurso com o auxílio da Polícia Militar deste Estado”, afirmou o magistrado.

Entenda

As provas objetivas do concurso da Polícia Militar de Sergipe foram realizadas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFG), no dia 1º de julho, com a participação de mais de 69 mil candidatos de todo país.

No dia 02 de agosto, o juiz da 1ª vara de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, concedeu uma liminar suspendendo o concurso público. A decisão atendeu ao pedido de dois candidatos que se sentiram prejudicados pela suspeita de fraude.

A fraude foi descoberta pela Polícia Civil durante a realização da prova. Dois irmãos foram presos em flagrante dentro da sala de aula, tentando fraudar o concurso.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28, e Aylton Hytalo Oliveira de Lima, 26, naturais de Pernambuco, já vinham sendo monitorados e, por isso, não conseguiram ter êxito na fraude.

Na última quinta-feira (09), o Estado publicou no Diário Oficial a suspensão do Teste de Aptidão Física (TAF) que seria realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, conforme cronograma previsto no edital e informou que iria recorrer da decisão.

No mesmo dia, o secretário de Planejamento Orçamento e Gestão, Rosman Pereira, revelou que outros 23 candidatos foram eliminados por suspeita de tentativa de fraude, comprovando a eficácia dos mecanismos de segurança adotados pela instituição responsável pelo certame.

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
23/04/2024  18h10 Chuva forte atinge Aracaju com 84 milímetros em seis horas de temporal
Expectativa é que a chuva continue de moderada a forte nas próximas 24 horas
Redes Sociais/ Reprodução
23/04/2024  18h03 Jovem desaparecido é encontrado morto em tanque de piscicultura em Sergipe
Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e uma equipe se deslocou até o local
Agência Sergipe/Ilustrativa
23/04/2024  17h34 PMA divulga novas vagas de trabalho para ampla concorrência e PcD
Vagas são para os que desejam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
23/04/2024  16h33 Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes
Valores serão pagos a quem alcançou frequência média de 80% nos três meses letivos
BPRv/ Divulgação
23/04/2024  15h49 Morre a quinta vítima do acidente na SE-270 em Lagarto
A criança de cinco anos faleceu após passar vários dias internada no Huse

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado