Escola de surdos busca recursos para garantir ensino de alunos | F5 News - Sergipe Atualizado

Escola de surdos busca recursos para garantir ensino de alunos
Falta de repasse do Estado tem dificultado continuidade do Ensino Médio
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 21/10/2019 14h30 - Atualizado em 22/10/2019 13h17


Com 19 anos de fundação, o Instituto Apoio Educação Surdo de Sergipe (Ipaese), localizado à rua Nossa Senhora do Socorro, no bairro São José, vive uma situação financeira preocupante, o que tem motivado a mobilização dos professores de Ensino Médio e preocupação com a educação dos mais de cem estudantes surdos.

A instituição oferece o Ensino Menor, Fundamental e Médio atualmente. Já houve épocas em que havia Ensino Técnico no local, mas com as despesas altas, os organizadores foram obrigados a extinguí-lo. O objetivo prioritário do Instituto é inserir as pessoas surdas no mercado de trabalho. Sergipe possui, segundo o Censo de 2010, cerca de 25 mil pessoas surdas.

Para se manter em funcionamento, o instituto conta, atualmente, com o apoio de associados, com eventos, onde são realizados bingos e rifas; além de doações de empresas envolvidas com a causa, como o Lions Club. O instituto tem também parcerias com os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Laranjeiras e Carmópolis e com o Governo do Estado.

Segundo a diretora, Ana Lúcia Nunes, o instituto depende do apoio irrestrito do Governo do Estado, tendo em vista que o custo para sua manutenção é alto. São quase 30 funcionários, entre professores e o quadro administrativo, além de aluguel e despesas extras que seriam tranquilamente pagas se o termo de fomento, firmado entre as partes, fosse realmente executado.

Avaliado em torno de R$ 336 mil anuais, o repasse foi dividido em oito parcelas de R$ 42 mil. "Esse termo visa dar suporte prioritariamente ao Ensino Médio, mas cobre manutenção e aluguel. Era para recebermos oito parcelas e só recebemos três, com essa dificuldade do repasse do governo temos que correr atrás para não deixar os funcionários sem receber", afirmou Ana Lúcia.

Por outro lado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), informou ao F5 News que o convênio tem duração de 12 meses e venceu no dia 13 de julho.

Para o instituto receber as cinco parcelas restantes, será necessária a finalização da prestação de contas da instituição, prevista para o fim desse mês, quando será pactuado novo convênio. A nota da pasta ainda informou que o Ministério Público Estadual (MPE) está acompanhando o termo de fomento firmado entre o Governo e o Ipaese.

Greve

Por causa da falta do repasse estadual, os professores do Ensino Médio estão há dois meses (agosto e setembro) sem receber e entraram em greve por tempo indeterminado. A diretoria do instituto busca recursos para garantir o ensino dos alunos.

"Os professores dos outros ensinos conseguimos manter com o recurso dos municípios, principalmente de Nossa Senhora do Socorro, que está sempre em dia, mas para os profissionais de Ensino Médio não temos como manter e aguardamos a resolução desse problema com o Estado", afirmou Ana Lúcia.

Atualmente o instituto vive um grande dilema e não sabe se terá como garantir a continuidade do Ensino Médio no próximo ano. "Estamos repensando, porque se não houver segurança do Estado em relação ao repasse, em dar continuidade ao ensino,  não podemos deixar os professores nessa situação", salientou.

Mesmo com as dificuldades, Ana Lúcia garantiu que não vai abandonar o semestre e vai, de qualquer forma, concluir as atividades do Ensino Médio 2019. Já está programada a festa de formatura para os estudantes.

Matrículas

O Ipaese é aberto para todos os surdos, independentemente de estarem ligados aos municípios, ou se têm condição de participar financeiramente com o local. A preocupação é criar perspectiva para que todos os surdos possam servir. "A quem se associa, nós definimos um valor de contribuição a partir das condições financeiras de cada um; hoje 95% dos nossos alunos são de baixa renda", diz a diretora.

Todo tipo de colaboração é importante para o instituto, por isso, eles aceitam trabalhos de voluntários no local. Para ajudar a instituição, o interessado pode entrar em contato pelos telefones: (79) 3211-0938/ (79) 8824-1860 ou pelo e-mail: ipaese@ipaese.org.br. No site do Ipaese também é possível visualizar as contas bancárias, em caso de ajuda financeira:

Banese

Agência: 054

Operação: 03

Conta Corrente: 100739-1
 

Caixa Econômica Federal

Agência: 2175

Operação: 03

Conta Corrente: 1121-8

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado