Fiscalização aponta situação precária no Hospital Regional de Glória | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Fiscalização aponta situação precária no Hospital Regional de Glória
Unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde apresenta erros, diz Conselho
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 18/03/2019 14h24 - Atualizado em 19/03/2019 12h06


O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe divulgou nesta segunda-feira (18) um relatório que apontou uma série de problemas no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. De acordo com o documento, as complicações não apresentam nenhuma complexidade intransponível, mas expoem a vida de pacientes, familiares, profissionais de saúde e população em geral.

A fiscalização aconteceu no dia 6 de março no hospital, após uma série de complicações ocorridas no tratamento de uma idosa dois dias antes. Teoricamente o dia da vistoria deveria ser de expediente normal, mas nenhum representante da administração foi encontrado pelo conselho e apenas uma pessoa tinha justificativa plausível.

Entre os problemas identificados está o não funcionamento da obstetrícia, os vazamentos em descargas de alguns banheiros, danos nas tomadas da cozinha, fechadura do freezer comprometida, camas sem lençóis, rasgadas e remendadas com esparadrapo, ausência de sistema de combate a incêndio e enfermarias sem refrigeração, em ambientes muito quentes, favorecendo o agravamento de problemas de saúde dos pacientes.

No documento ainda consta que o “abandono de um bisturi numa sala sem nenhuma fechadura é negligenciar com a segurança de profissionais e pacientes”.  

Ainda segundo o relatório, a situação das tomadas elétricas da cozinha, quebradas e com a fiação exposta, combinada com a presença de botijões de gás no mesmo recinto é a criação de oportunidades de uma tragédia anunciada, de grandes proporções e consequências desastrosas. “Um vazamento de gás durante o período da noite e uma centelha elétrica gerada pela exposição das fiações das tomadas quebradas causará uma explosão de graves proporções”, indicou o documento disponibilizado.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maior parte dos problemas encontrados no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória está sendo resolvida. A unidade passa por uma reforma e tem previsão de ser entregue em 60 dias. 

Problemas menores foram resolvidos no mesmo dia, como a realocação dos extintores. Uma equipe foi enviada ao local ainda na segunda-feira (18), para identificar os problemas expostos no relatório como camas rasgadas, bisturis expostos, entre outros, para as devidas correções, segundo a pasta. 

Com relação a obstetrícia que foi encontrada fechada, a SES afirmou que é devido a falta de médico, "problema encontrado em todas as regiões do Brasil". Um Processo Seletivo Simplificado já está em vigor, na segunda chamada, com o objetivo de novas contratações para a área.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  08h24 Homem morre após colisão entre duas motocicletas em Lagarto
Acidente aconteceu na noite desta segunda (22), na Colônia 13
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  07h51 Manifestação fecha Avenida Marechal Rondon, em frente a UFS
Moradores estão fazendo ato pedindo melhorias no Conjunto Maria do Carmo
Michel de Oliveira/PMA
23/04/2024  07h19 Consórcio do Transporte da Grande Aracaju remarca reunião para maio
Reunião aconteceria nesta segunda (22) e foi remarcada pela alta demanda de sugestões
SES/Reprodução
23/04/2024  06h00 Hemose realiza coleta externa de sangue na Barra dos Coqueiros
A ação visa ampliação dos estoques dos sangues O, A, B e AB positivo e negativo
Arthur Soares/ Divulgação
22/04/2024  18h26 Governo de Sergipe e Governo Federal discutem avanço do Canal do Xingó
Estudo de avaliação estratégica e planejamento de intervenções foram tema da reunião

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado