Moradores ainda esperam construção de ponte em povoado de São Cristóvão (SE) | F5 News - Sergipe Atualizado

Moradores ainda esperam construção de ponte em povoado de São Cristóvão (SE)
Prefeitura diz que licitação foi concluída e aguarda avaliação técnica para iniciar a obra
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 25/09/2018 13h30 - Atualizado em 25/09/2018 13h57


O drama dos moradores do povoado Camboatá e do assentamento Caritá, em São Cristóvão (SE), continua por conta da ausência de uma ponte. São três anos em que a comunidade passa por dificuldades e corre o constante risco de ficar ilhada.

A antiga ponte de madeira, construída pelos próprios moradores, era o único acesso para chegar ao assentamento. A estrutura, que ficava acima do Rio Pitanga, veio abaixo em abril de 2015, quando um caminhão carregado de tijolos passava pelo local.

Segundo os moradores, não havia manutenção. Nesse período o F5 News registrou várias vezes o sofrimento da população.

A ponte ligava o povoado e o assentamento, que tem em torno de 50 famílias. A reconstrução foi prometida pelo prefeito da cidade, Marcos Santana, no dia 25 de julho deste ano, com prazo de 40 dias após a conclusão do processo licitatório. Mas, segundo os moradores, nenhum paliativo foi feito pela gestão.

“A parte que fica penalizada é a do assentamento, as famílias ficam impossibilitadas de passar. Quando chove ou quando o nível do rio sobe, ficam ilhadas. Nos finais de semana é muito movimentado, as pessoas vão lá para curtir o rio, mas é perigoso sem a ponte. Quem tem terreno e quer construir não consegue porque não tem como passar com os materiais”, afirma o rodoviário Valtenes Porto, representante da comunidade, que voltou a enviar fotos e vídeos da situação ao F5 News.

Um dos vídeos mostra onde estava localizada a ponte que cedeu. Outra imagem mostra ainda uma nova ponte improvisada, feita mais uma vez pelos próprios moradores com tábuas de madeira e da base de ferro aproveitada do que restou da ponte que cedeu.

“Essa só pode ser usada quando o nível do rio está muito baixo. E são os próprios moradores que fazem a manutenção, vão num final de semana, juntam o dinheiro entre a comunidade e trocam as madeiras que já estão condenadas. Até hoje a prefeitura não arcou com nada, não tem uma pedra e não deu nenhuma resposta”, critica Porto.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Cristóvão, o processo licitatório para a construção da ponte já foi finalizado e a empresa vencedora do Edital está no prazo limite – conforme descrito na Lei de Licitação – para apresentar a capacidade técnica e a gestão dar a ordem de serviço. F5 News questionou qual o prazo determinado no Edital, porém, não foi informado.

Antes disso, toda a documentação da empresa deve passar pela comissão de licitação para avaliação. Ainda de acordo com a assessoria, o prazo para iniciar a obra só deve ser dado após seguir todos os trâmites legais. A obra deve ser realizada com recursos próprios da Prefeitura de São Cristóvão.

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Papanicolau e a testagem molecular estão entre as principais formas de prevenção

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado