Parceria entre Governo e Senac promove curso de Confeitaria Natalina | F5 News - Sergipe Atualizado

Empreendedorismo
Parceria entre Governo e Senac promove curso de Confeitaria Natalina
Alunos receberam os certificados em cerimônia no Palácio Museu Olímpio Campos
Cotidiano | Por Agência Sergipe 15/11/2023 20h00


O mês de dezembro ainda não chegou, mas o clima natalino já movimenta a Praça Fausto Cardoso, na capital sergipana, onde o Palácio Museu Olímpio Campos (Pmoc) foi cenário da entrega de certificados do curso de qualificação ‘Confeitaria Natalina’, no fim da tarde desta terça-feira, 14. A iniciativa é fruto de parceria entre o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Sergipe (Senac/SE) e teve como finalidade fomentar a cultura empreendedora no estado a partir da capacitação de sergipanos interessados na área gastronômica. 

O curso foi ofertado na Carreta Escola instalada na Praça Fausto Cardoso, teve início no dia 9 deste mês e foi encerrado na segunda-feira, 13, contando com oficinas teóricas e práticas na área gastronômica e uma carga horária total de 15 horas. A cerimônia de conclusão também contou com degustação de alguns dos alimentos trabalhados durante a qualificação, como panetones, tortas e bolos natalinos. O responsável por ensinar o preparo desses e outros itens aos alunos foi o instrutor educacional do Senac/SE Célio Batista. 

“Aqui na Carreta Escola do Senac, eles aprenderam diversas técnicas: panetone salgado, doce, técnicas de fermentação, de decoração, de embalagem e precificação para a comercialização do produto”, exemplificou. “A grande expectativa é preparar esses alunos para o mercado de trabalho. Quero agradecer ao Governo do Estado e ao Senac por essa parceria brilhante. O empreendedor, aquele que comercializa, se sente honrado e valorizado, e essa valorização é de suma importância para eles e para nós”, complementou o professor.

Uma das pessoas contempladas pelo curso foi Valdeci Santos, de 63 anos. Ela contou que já trabalha com a comercialização de alimentos e tinha a pretensão de atuar durante o Natal Iluminado, que foi inaugurado também nesta terça-feira, na Praça Fausto Cardoso, então viu na qualificação uma oportunidade de aperfeiçoar suas experiências. “Foi uma maravilha. Aprendi muita coisa, como panetone e bolo, que eu não sabia. O professor é maravilhoso. Queria agradecer ao governador que possibilitou esse curso para nós aprendermos. Só tenho alegria por ter feito o meu curso. Vai ser uma maravilha”, comemorou.

Assim como ela, Elias Gomes, 53, viu na qualificação em confeitaria natalina uma oportunidade para aprender coisas novas. “Ou você vai se reciclar e aprender coisas novas, ou vai ficando para trás. Esse curso nos possibilitou ter uma visão melhor do mercado, conhecer as tendências que devemos seguir. Aprendemos técnicas novas, o professor foi bastante aberto a passar seus conhecimentos, o material também foi perfeito e a estrutura muito boa. Foi super agradável. Tenho muita gratidão. O término desse curso nos trouxe uma nova visão”, considerou.

Já Del Almeida, 72, relatou que comercializou produtos alimentícios na Vila do Forró, no espaço disponibilizado pelo Governo do Estado no período junino, e que pretende repetir o sucesso de vendas na época natalino. “Eu amei. Aprendi o que eu já sabia e aprendi mais ainda. Estou muito feliz e quero agradecer muito ao meu governador Fábio Mitidieri. Espero que as vendas sejam iguais ou melhores às do São João, porque foi maravilhoso”, ressaltou.

A artesã Nelma Melo, 61, também trabalha com comidas típicas, e classificou a qualificação como mais uma possibilidade de comercialização e fonte de renda. “Esse curso oferecido pelo nosso governador em parceria com o Senac foi uma grande oportunidade. Nosso mestre passou as técnicas em uma linguagem que todo mundo entendeu, aprendi bastante coisa com as dicas dele. É de grande importância para a gente, que trabalha com comida”, apontou.

Para Cida América, 56, um grande diferencial foi a oportunidade de se qualificar de forma completamente gratuita, e chamou atenção para o fato de a turma ser majoritariamente composta por mulheres. “Eu achei maravilhoso, pois dá mais oportunidade para nós, mulheres, termos uma renda”, destacou.

Quem também aprovou o curso foi Maria Solange da Cruz, 50, que já trabalha no ramo da alimentação. “Quanto mais a gente aprende, melhor para o nosso trabalho. Eu achei tudo ótimo, a estrutura, o professor. Hoje mesmo nós estávamos fazendo rabanada, bolo com decoração natalina, panetone. O aprendizado foi muito bom e o conteúdo foi ótimo”, disse.

Geração de emprego e renda

De acordo com a diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araújo, o principal objetivo da qualificação promovida pelo Governo do Estado foi que, por meio da qualificação, os empreendedores sergipanos conhecessem novas opções de atuação e, consequentemente, mais possibilidades de fontes de renda. “É uma oportunidade de geração de emprego e de renda e também para que esse empreendedor tenha uma visão ampliada, porque, aprendendo, ele pode passar a comercializar na sua própria casa, por meio das redes sociais, recebendo encomendas. São várias pessoas que não têm renda fixa, então o governo qualifica e dá oportunidades de comercialização”, exemplificou.

Ainda segundo Elayne, há planos para que novas turmas sejam ofertadas em parceria com o Senac ainda durante o período natalino. “Há programação para formar mais 240 pessoas. Vamos lançar as inscrições para que essas pessoas venham fazer esse curso tão importante, com o nosso parceiro, Senac, que tem uma equipe comprometida em promover uma qualificação desses empreendedores”, indicou.

Nesse sentido, o secretário-Executivo da Seteem, Rafael Melo, reforçou que a geração de renda é um dos princípios da atual gestão estadual, e o período natalino se torna especialmente propício para atingir essa meta. “O objetivo do Governo de Sergipe é gerar renda para as pessoas. Esse é um grande mantra buscado pela Secretaria do Trabalho, e nesse pontapé inicial do Natal Iluminado, em que também teremos a Vila do Natal Iluminado da Orla de Atalaia, nós, enquanto Seteem, qualificamos as pessoas para que elas possam empreender e ter uma fonte de renda. Essas pessoas agora vão ter a liberdade de empreender, de ter seus próprios negócios ou de ter uma renda extra, podendo ainda participar de vários espaços abertos pelo estado para comercialização”, enfatizou.

Parceria

A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial foi um diferencial nesse processo, como ressalta o diretor de Educação Profissionalizante do Senac/SE, Adalberto de Souto, chamando atenção para a iniciativa do Governo do Estado em qualificar os empreendedores sergipanos.

“O governo teve uma visão diferenciada, que é preparar as pessoas para o mercado de trabalho, e a qualificação por meio do Senac é um diferencial, porque o Senac não faz apenas a parte técnica, nós trabalhamos também a parte socioemocional, questões comportamentais, em que o aluno ou egresso passa a saber se relacionar, se posicionar e se identificar. Eles tinham uma noção muito amadora, e, a partir desse curso, eles estão se profissionalizando, não só na parte técnica, mas também na parte de atendimento e comportamental.  Isso é o mais importante, porque a pessoa qualificada já tem uma aptidão sobre que negócio ela pode organizar, qual trabalho ela pode oferecer à comunidade”, salientou.

Assim como ele, o gerente de Unidade Educacional de Turismo, Gastronomia e Hotelaria, José Américo, destacou que a visão da atual gestão estadual em oportunizar a qualificação especializada para o período natalino, quando o movimento comercial apresenta um grande crescimento. “O curso foi voltado para pequenos empreendedores. O governo enxergou que eles precisavam dessa capacitação e que muitos deles, inclusive, irão participar do Natal Iluminado com algumas barracas, vendendo produtos que aprenderam aqui na Carreta Escola. E o certificado é reconhecido a nível nacional”, finalizou. 

Mais Notícias de Cotidiano
SMS
10/11/2024  08h00 Homens representam apenas 30% dos atendimentos da rede municipal de Aracaju
Seduc/reprodução
09/11/2024  17h00 Sergipe é estado com maior percentual de presença no Enem pelo 2º ano
Mirely Rodrigues/Ascom Coderse
09/11/2024  16h00 Produção anual de maracujá na irrigação pública tem aumento de 161% em 2024
Freepik/Reprodução
09/11/2024  15h00 Análise: quais profissões vão sobreviver às inteligências artificiais?
Divulgação
09/11/2024  09h50 Pré-Caju 2024: confira a programação deste sábado na Orla da Atalaia

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado