População ainda enfrenta escassez de água em Tobias Barreto | F5 News - Sergipe Atualizado

Crise hídrica
População ainda enfrenta escassez de água em Tobias Barreto
Com barragem em situação crítica, Deso deve aumentar número de caixas d’água
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 18/02/2019 13h45 - Atualizado em 18/02/2019 17h37


Sem água para tarefas  básicas, como cozinhar, lavar a louça, tomar banho, limpar a casa. Essa ainda é a realidade da população do município de Tobias Barreto (SE), que passa por uma crise hídrica que atinge mais de 35 mil pessoas, abastecidas nas torneiras por sistema de rodízio desde que a barragem do município reduziu o nível.

Desde dezembro passado, a barragem do Jabeberi, de 130 m³/hora projetada para atender a população até o ano de 2037, sofre com escassez de chuvas e assoreamento. A situação obteve uma melhora mínima após as chuvas dos últimos dias na região do centro sul de Sergipe, mas que não devem surtir efeito prolongado.

Há quase um mês medidas paliativas adotadas pelo Governo e Município foram iniciadas para tentar minimizar a crise hídrica que assola a cidade, com a disponibilidade de caminhões-pipa, instalação de 19 caixas d’água de 10 mil litros instaladas pela Deso, e a operação emergencial da Adutora de Itapicuru na Bahia, de capacidade 100 m³/hora. No entanto, a escassez de água ainda é a realidade dos moradores.

“As pessoas estão sofrendo muito, precisamos de 40 mil L/h. Com rodízio, passam dois, três dias para chegar água nas torneiras. O município vem travando uma luta contra a crise hídrica e tem estado à disposição, somando o abastecimento com os carros-pipa. As caixas espalhadas por 19 pontos estão sendo abastecidas com carros-pipa pela Deso, Defesa Civil e no interior com operação do Exército”, afirma a assessoria da prefeitura.

De acordo com informações apuradas pelo F5 News, na semana passada existia previsão de que o funcionamento da barragem seria paralisado em definitivo ainda esta semana. Mas, devido às chuvas dos últimos dias na cidade, segundo a Deso, o nível de água aumentou em aproximadamente 20 centímetros – quase imperceptível. A expectativa é que o bombeamento da barragem ainda opere em mais uma semana ou até dez dias.

Segundo o diretor de Operações da Deso, Carlos Pedreira, a companhia estuda a possibilidade de ampliar para 25 a quantidade de caixas d’água que estão instaladas no município. “Ao todo são 19, estamos analisando e é quase certo que aumente em mais seis, no mínimo. O abastecimento será feito da mesma forma, por enquanto, recebendo água na mesma quantidade, dividido por três setores”, completa.

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado