Prefeitura nega ter lotado Almir Santana em posto de saúde | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeitura nega ter lotado Almir Santana em posto de saúde
Situação já foi resolvida pelo Governo do Estado, diz o médico sergipano
Cotidiano | Por F5 News 22/06/2018 15h45 - Atualizado em 23/06/2018 14h43


A polêmica envolvendo o nome do médico Almir Santana deve acabar depois desta sexta-feira (22). O disse-me-disse ainda pode durar alguns dias, mas pelo menos a situação daquele que revolucionou o tratamento de pessoas com Hiv/Aids no Estado de Sergioe parece ter sido resolvida. Doutor Almir tem mais de 30 anos de dedicação ao combate das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Desde o início da semana têm circulado nas redes sociais e imprensa sergipana mensagens de solidariedade ao renomado médico pela forma como ele supostamente vinha sendo tratado pela Prefeitura de Aracaju.

O médico Almir Santana, como a lei permite, tem dois vínculos públicos - com o Estado e com o município de Aracaju. Atualmente ele exerce o cargo de gerente do Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde. E desde o início do ano, foi lotado pela gestão municipal em uma Unidade Básica de Saúde, para atendimento médico ambulatorial. O fato causou estranheza para toda a classe médica, pois em tese diminuiria a atuação de Almir num setor em que sua expertise é unanimemente reconhecida. Diante da recusa do médico em cumprir o que foi determinado, ele teve o salário suspenso.

A Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a Academia Sergipana de Medicina (ASM) e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional Sergipe (SOBRAMES) emitiram nota de repúdio contra a postura da prefeitura. "Mesmo com tantos serviços prestados à população, principalmente a esses grupos tão discriminados, Dr. Almir Santana não está recebendo o devido reconhecimento da atual gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju”, manifestaram as entidades.

“A gestão municipal não pode desprezar a importância de Dr. Almir Santana para a prevenção das DSTs. Ele coordena o Programa Estadual de DST/Aids desde 1987 e foi o primeiro médico, em Sergipe, que aceitou atender pacientes com Hiv/Aids. Até hoje é um missionário em prol do respeito pelos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS”, disseram em nota.

O assunto também repercutiu na Câmara Municipal de Aracaju nesta quinta-feira (21). O vereador Elber Batalha (PSB) fez um discurso em solidariedade ao médico. “Dr. Almir Santana é um homem altivo, de caráter ilibado e que conquistou seus espaços pela conduta e história de vida de trabalho. A SMS o coloca numa situação de desmerecimento e humilhação”, disse.

O que afirma a Prefeitura

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que a cessão do servidor José Almir Santana à Secretaria de Estado da Saúde foi formalizada em novembro de 2017, e renovada em março deste ano, com data retroativa a 1° de janeiro, e validade até 31 de dezembro de 2018, sem ônus para o órgão de origem.

A SMS afirma ainda que nunca houve qualquer convite ao servidor para atuar na Rede de Atenção Básica e que a gestão reconhece a grande contribuição de Dr. Almir para a saúde pública de Sergipe e nunca causou empecilho ao exercício de suas funções na saúde pública de Aracaju.

Almir  Santana falou com o F5 News e disse que a situação dele foi resolvida pelo Estado. "A minha situação salarial referente ao vínculo profissional com o município de Aracaju, foi resolvida e a cessão foi aceita pelo Governo do Estado. Portanto, continuaremos na luta pela prevenção das IST e pela cidadania das pessoas que vivem com o hiv. O meu sincero agradecimento às inúmeras manifestações nas redes sociais", declarou. 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado