Dentes sensíveis e danos ao esmalte podem ser riscos gerados por facetas | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Dentes sensíveis e danos ao esmalte podem ser riscos gerados por facetas
Cirurgiã-dentista sergipana esclarece quais os prós e contras do procedimento
Cotidiano | Por F5 News 27/04/2024 10h00 - Atualizado em 30/04/2024 16h07


Em 2020, o cantor Kevinho apareceu em suas redes sociais sem facetas dentárias, popularmente conhecidas como lentes, fato que ganhou repercussão. Na época, ele informou que precisou retirar o material para trocá-lo por um mais natural. Após ele, diversos outros famosos repercutiram com episódios em que apareciam sem as facetas.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é uma referência em odontologia estética, assumindo o segundo lugar na estatística de número de procedimentos realizados, atrás apenas dos Estados Unidos (EUA). 

Para a cirurgiã-dentista sergipana, capacitada em restaurações estéticas e facetas, Ellen Dionélia, essa alta adesão ao procedimento se deve a uma maior conscientização sobre estética dental, a influência das redes sociais, e a disponibilidade de tecnologias avançadas.

“As vantagens de colocar lentes nos dentes incluem a correção de imperfeições cosméticas, como manchas, lascas e espaçamentos, o aumento da autoconfiança e a melhoria da estética facial. Embora não previnam problemas dentários, podem melhorar a higiene bucal ao facilitar a limpeza dos dentes somente pelo fato do paciente dar mais atenção à saúde bucal após um tratamento estético”, explica sobre os benefícios do procedimento ao F5 News.  

Ainda para a profissional, vale ressaltar que nem todas as pessoas são aptas a colocar facetas, pois existem algumas restrições, como a saúde bucal geral, a quantidade de esmalte dental disponível e a presença de problemas dentários como cáries ou doença gengival.

Outra questão a ser destacada são os riscos ou efeitos colaterais que a implementação das facetas podem ocasionar. No geral, é preciso estar atento à escolha do profissional, já que a segurança que o procedimento será bem sucedido também se dá a partir da qualificação do profissional. 

“No entanto, existem alguns riscos potenciais a longo prazo, como sensibilidade dentária e danos ao esmalte natural durante o processo de preparação dependendo do material utilizado”, ratifica ao Portal. 

Em relação ao tempo recomendado para as facetas permanecerem nos dentes, segundo a cirurgiã-dentista, pode variar a depender do material utilizado e da manutenção que é realizada pelo paciente. 

“Geralmente, elas podem durar de 5 a 15 anos ou mais com os devidos cuidados. É importante realizar consultas de acompanhamento regularmente de 6 em 6 meses e seguir uma rotina de higiene oral adequada para garantir a durabilidade das lentes”, finaliza.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcelo Camargo/Agência Brasil
08/05/2024  18h19 População idosa em Sergipe cresce e crimes contra essa faixa etária aumentam
Rede social/Reprodução
08/05/2024  18h18 Vídeo: Ônibus da Tropical circula sem vidro traseiro em São Cristóvão
CBMSE
08/05/2024  17h45 Bombeiros começam a vistoriar barracas de fogos de artifício em Sergipe
SSP/Ilustrativa
08/05/2024  17h21 Foragido por roubo, estupro e latrocínio em Japaratuba é preso
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
08/05/2024  17h10 Reunião da versão final do edital do transporte coletivo é adiada novamente
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado