SSP/SE aponta aumento de registros falsos de roubo e furto de veículos
A prática influencia na criminalidade e causa prejuízos financeiros à população Cotidiano | Por F5 News 10/10/2022 18h15O “Golpe do Seguro'' ocorre quando o proprietário se desfaz do veículo e registra um boletim de ocorrência de furto ou roubo desse bem. A fraude pode levar o autor a responder por estelionato. A prática influencia nos índices de criminalidade e causa prejuízos financeiros à parcela da população motorizada, afirma o delegado e titular da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), Kassio Viana.
Com o aumento do preço dos veículos na tabela Fipe, as seguradoras passaram a ter que pagar valores mais altos aos segurados, situação que contribuição para aumentar os golpes sobre as empresas do setor.
“Isso tem estimulado, infelizmente, que algumas pessoas, mesmo aquelas que não têm envolvimento e passagem criminal, a se desfazer do carro e procurar a delegacia para registrar boletim de ocorrência de furto ou roubo, com o objetivo claro de receber o seguro desses veículos”, diz Viana
Porém, conforme o delegado, a equipe da DRFV não tem dificuldade em detectar a veracidade do registro do suposto crime. "Já temos uma experiência vasta e a gente percebe. Quando a pessoa faz o boletim de ocorrência, percebemos se é falso ou não por algumas informações que a polícia tem”, completa.
E diante dessa situação, o delegado reforça que essa prática é crime. “Estamos atentos e sabemos quando isso acontece. As seguradoras também sabem. E temos combatido essa prática que tem trazido uma falsa impressão de aumento de crimes de roubo e furto”, alerta.
Em paralelo, Kassio Viana também informou que essa situação implica no aumento do valor dos seguros em Sergipe. “Toda vez que há o pagamento desse prêmio, no ano seguinte a seguradora repassa os custos para os novos contratantes. Isso é péssimo para a população, além de ser um crime”, reforça o titular da DRFV.
Com informações da SSP/SE