Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana | F5 News - Sergipe Atualizado

Vida Marinha
Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana
O animal foi encontrado em alto-mar por um grupo de pescadores, no último domingo
Cotidiano | Por F5 News 20/04/2024 07h00


No último domingo (14), um grupo de pescadores esportivos avistou um tubarão-baleia em águas sergipanas, em uma região entre a Praia do Sarney, em Aracaju, e a Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda. 

O registro repercutiu bastante nas redes sociais e canais de notícias, já que, até o momento, não tínhamos registro dessa espécie de animal em Sergipe. 

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o tubarão baleia é considerado o maior de todos os tubarões, e pode alcançar 20 metros de comprimento. Mas, na maioria das vezes eles não ultrapassam os 12 metros. A sua alimentação é baseada em  plâncton, macro algas, krill, pequenos polvos e outros invertebrados. 

 

Para entender as circunstâncias do animal marinho ter sido flagrado em Sergipe, o Portal F5 News conversou com a bióloga da Fundação Projeto Tamar, Rebeca Oliveira, que esclareceu algumas questões sobre o assunto. Confira:

F5 News: Existe algum motivo para o animal ter vindo para as águas sergipanas? 

Rebeca: É um registro raro, porém, os tubarões- baleias têm suas populações distribuídas em oceanos de clima tropical e quente. No Brasil, inclusive, pode ocorrer em praticamente todo o litoral. São animais de hábitos pelágicos, mas que preferem águas mais claras e ricas em algas para alimentação, o que pode justificar a ocorrência do seu último registro a cerca de 30 km da costa. 

F5 News: Quais são as principais características desse animal marinho? 

Rebeca: É um dos maiores peixes conhecidos, os exemplares dessa espécie podem alcançar 20 metros de comprimento. Aparentemente o animal do vídeo possuía cerca de 5 metros. Normalmente vivem solitários, são considerados gigantes gentis, porque não apresentam comportamentos agressivos em relação a presença de seres humanos.

F5 News: Por qual motivo existe a ameaça de extinção dessa espécie de tubarão? 

Rebeca: Apesar de não possuírem predadores naturais, pelo seu porte e por estarem no topo da cadeia alimentar, é uma espécie que hoje se encontra ameaçada de extinção. A pesca predatória para consumo de carne, além da poluição, constituem as principais ameaças à sobrevivência e postergação das populações dessa espécie na natureza.
 

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado