Usina termoelétrica: sergipanos formam fila em busca de emprego
Cotidiano 15/01/2018 10:55 - Atualizado em 15/01/2018 11:11

Por F5 News

Uma enorme fila de desempregados se formou na manhã desta segunda-feira (15), em frente ao local onde está sendo construída a termoelétrica no município da Barra dos Coqueiros (SE), na Grande Aracaju. A Usina Porto de Sergipe (UTE), em funcionamento, prevê gerar 1.700 empregos diretos.

Desde domingo (14) dezenas de pessoas fazem fila na porta do escritório da Central Elétrica de Sergipe (Celse), consórcio responsável pela obra, para entrega de currículos. Segundo informações, no local são distribuídas 300 senhas por dia.

O carpinteiro José Leobino dos Santos, que mora no bairro Santa Maria, em Aracaju, chegou a dormir na fila em busca do emprego. Desde ontem, às 19h, ele aguarda para entregar o currículo. “Estou desempregado há um ano, mas tenho esperança de conseguir o emprego”, contou em entrevista ao Jornal da Fan.

Representantes do Movimento SOS Emprego Sergipe, que atua na busca por emprego para trabalhadores locais, já buscaram até o governador Jackson Barreto para pedir que o consórcio priorize a mão de obra sergipana. Em novembro do ano passado, durante reunião, Jackson chegou a afirmar que, desde o início do processo para a construção da termelétrica no estado, o objetivo sempre foi a garantia de emprego para sergipanos.

No entanto, segundo integrantes do SOS, a empresa deveria contratar 85% de mão de obra sergipana, mas o empreendimento tem preferido trabalhadores de outros estados, o que levou a realização de protestos no ano passado. Segundo o diretor de Operações da Celse, Édio José Rodenheber, dos 857 trabalhadores atualmente contratados para as obras, 68,5% são sergipanos.

A Termoelétrica integra o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda e deve ser a maior do gênero na América Latina, com investimento de cerca de R$ 5 bilhões. A Usina está prevista para ser entregue em janeiro de 2020, com capacidade de gerar 1,5 mil megawatts (MGW) de energia elétrica, atendendo a 15% da demanda de toda a região Nordeste.

Foto: Claudio Salviano

Mais Notícias de Cotidiano
21/05/2018 16:55 Jackson presta esclarecimentos ao MP sobre Centro de Nefrologia
Inauguração fake marcou despedida do ex-governador
21/05/2018 16:30 FPI/SE encontra embarcação do século XIX naufragada no São Francisco
O local da descoberta fica na Terra Indígena Xokó em Porto da Folha
21/05/2018 15:45 Amendoim era cultivado dentro de cemitério em Sergipe
Prefeitura de Moita Bonita diz que plantação era clandestina
21/05/2018 15:15 PM troca tiros com infratores e recupera moto roubada em Itabaiana
Durante a troca de tiros, os criminosos abandonaram o veículo.
21/05/2018 12:15 Acidente Rota do Sertão: duas vítimas continuam internadas no Huse
​Polícia Civil investiga as causas do acidente, que deixou dois mortos