Veja o que é preciso para se matricular nas escolas estaduais de SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Veja o que é preciso para se matricular nas escolas estaduais de SE
Cotidiano 12/01/2018 19h22


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) busca implementar ações e iniciativas para melhorar a qualidade do ensino e oferecer aos estudantes o acesso mais democrático à educação. Dessa maneira, a matrícula online acabou de vez com o problema das longas filas às portas das escolas, e para o ano letivo de 2018 os sergipanos que desejam estudar na rede pública estadual devem ficar atentos quanto a unidade de ensino e a data da matrícula online, através do link do Portal da Matrícula.

Os interessados devem acessar o link e em seguida procurar o nome da instituição escolar em que pretende estudar para verificar se a unidade de ensino já se encontra com as matrículas abertas. "É necessário que os alunos fiquem atentos ao período para realizar a matrícula na unidade escolar que pretende estudar", alerta o diretor da Coordenadoria de Informática (Codin), Alexandre Veras.

De acordo com Alexandre Veras, os candidatos devem observar que neste ano o horário para realização da matrícula é das 8h às 22h. "Ao acessar o Portal da Matrícula o candidato deve prestar atenção nos períodos destinados aos egressos de candidatos à rede", complementa.

Matrícula Online

Implantada em 2016, a matricula online conseguiu acabar de vez com o problema das longas filas às portas das escolas. O secretário Jorge Carvalho comenta que a iniciativa representa um marco histórico no cenário educacional sergipano. "A Matrícula Online solucionou um problema social e acabou com as longas filas nas portas das unidades escolares. Sendo assim, se democratizou o acesso e todos tiveram a oportunidade de realizar a matrícula sem dificuldade", enfatiza.

De acordo com o superintendente executivo, professor Everton Siqueira, a Matrícula Online é sinônimo de sucesso. Ele recorda que a implantação do sistema foi pensado em 2015, época que era o diretor da Codin. "O nosso propósito era tentar acabar com as longas filas nas portas das escolas e a iniciativa atendeu ao objetivo proposto", disse.

Ele comenta que antes da implantação conheceu o modelo adotado em quase todos os estados. "Após este estudo houveram reuniões com os técnicos da Seed e em seguida eles desenvolveram o sistema", explica.

Documentação

Os estudantes que efetuarem a matrícula online terão até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, a saber: Ficha de Matrícula assinada pelo estudante; registro civil ou identidade; CPF (para os alunos do Ensino Médio/ quando houver); comprovante de residência/ quando houver; documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias); termo de responsabilidade; procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores; cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade e foto 3X4.

Serviços

Com o propósito de auxiliar ainda mais os estudantes e responsáveis no momento da matrícula online, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento interativo feito de forma online), no Portal da Matrícula. Este serviço tem como objetivo oferecer informações e esclarecer as possíveis dúvidas.

"As unidades de ensino da Rede Pública Estadual disponibilizam aos interessados os seus laboratórios de informática e outros equipamentos, bem como servidor para auxiliar a comunidade na realização da matrícula online", finaliza Alexandre Veras.

 

Fonte: Agência Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado