Lei do Gás é destaque no “Sergipe Day” em São Paulo
Lei relatada pelo hoje senador Laércio Oliveira visa estimular competitividade Economia | Por F5 News 25/04/2023 17h36Aconteceu nesta terça-feira (25), na cidade de São Paulo, o “Sergipe Day”, evento promovido pelo Governo de Sergipe em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que teve como objetivo apresentar os potenciais sergipanos no setor energético e, consequentemente, atrair investimentos para o estado.
O governador Fábio Mitidieri (PSD), o senador Laércio Oliveira (PP) e o presidente da Fiesp, Josué Gomes, compuseram a mesa de abertura do evento. Outras autoridades que também marcaram presença no auditório do Espaço Nobre da Fiesp foram membros do secretariado e da Assembleia Legislativa de Sergipe e representantes de empresas e entidades que já atuam e investem no estado.
Na ocasião, Mitidieri destacou a Lei do Gás, relatada pelo então deputado federal Laércio Oliveira, eleito senador, e reforçou a relevância da exploração do bem natural para a economia, geração de empregos e desenvolvimento de Sergipe. Além disso, o governador expôs algumas das potencialidades energéticas já exploradas.
“Sergipe é detentor de mais de 20% das reservas de gás natural do Brasil [...] Nós somos um estado pequeno, mas uma grande matriz energética. Nós temos a hidrelétrica de Xingó, temos a maior termoelétrica da América Latina, com a Eneva, temos potencial de usina solar, com duas que estão se instalando lá [...] nós temos usina eólica”, afirmou na ocasião.
Para o senador Laércio Oliveira, Sergipe vive agora uma segunda etapa de desenvolvimento no setor energético, sendo a primeira a década de 1960, quando o potencial petrolífero do estado foi descoberto. Segundo o parlamentar, esse novo momento é mais uma oportunidade para o estado se consolidar como cadeia energética e crescer no setor industrial, podendo inclusive vir a competir com lugares de todo o mundo.“O que existe por trás de tudo isso é um desejo muito grande de transformação do nosso parque industrial, que só será retomado da maneira que merece e que precisa a partir do momento em que os insumos sejam competitivos como o mundo. Se a gente não tiver competitividade na globalização, a gente não vai conseguir chegar a lugar nenhum”, considerou Laércio.
Segundo o senador, a Lei do Gás veio justamente para cumprir o objetivo de tornar o bem competitivo para o mercado mundial. “A gente conseguiu entregar ao país uma lei que causa essa transformação gigantesca. O volume de investimentos que a Lei do Gás trouxe para o Brasil é algo extraordinário, que foge de qualquer parâmetro que nós pensávamos até a consolidação e a sanção do Projeto de Lei. O Brasil se abriu para o mundo, abriu as portas para os investimentos. O que nós vemos hoje é um Brasil transformado em termos de gás, mas também temos a consciência de que muita coisa precisa ser feita, e a gente vem avançando”, acrescentou.
O presidente da Fiesp, Josué Gomes, também destacou a participação do senador, a quem chamou de "pai da Lei do Gás".
“Não posso deixar de fazer um cumprimento especial ao nosso caríssimo amigo, grande sergipano, que é o pai da Lei do Gás, senador Laércio Oliveira. Que lutou, e eu acompanhei, com grande esforço, onde estava na Câmara dos Deputados, para que a reforma do gás, a Lei do Gás ficasse íntegra. Parabéns, senador. O senhor defendeu os mais importantes interesses brasileiros e sempre um defensor da iniciativa privada no Congresso Nacional, agora no Senado Federal”, afirmou.
O Sergipe Day também contou com palestras e apresentações referentes ao setor energético sergipano, que contaram com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, e de representantes de empresas que empreendem em Sergipe, como TAG, Petrobras, VLI, Unigel, Eneva e Commit Gás.
Ao final do evento, no período da tarde, ocorreu uma rodada de negócios, na qual foi aberto o diálogo com empresas que tenham demonstrado interesse em desenvolver projetos no estado.
O evento foi transmitido pelo canal do Valor Econômico no Youtube.