(79) 99659-0055
Política
08/09/2017 15:24:00- Atualizado em 08/09/2017 15:38:02
Deputado quer o fim das pensões para ex-governadores de Sergipe

Por F5 News

Tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2017, de autoria do deputado Georgeo Passos (PTC), que prevê a extinção da pensão especial vitalícia para ex-governadores do Estado de Sergipe. O projeto já foi lido pela Mesa Diretora da Casa e aguarda andamento nas comissões. Atualmente, o Estado gasta mensalmente mais de R$ 186 mil em pensões a três ex-governadores e quatro dependentes.

Para conseguir fazer a propositura ganhar corpo, o deputado mobiliza uma campanha intitulada “Não à Aposentadoria dos Ex-Governadores”, que pretende coletar assinaturas buscando o apoio da população. O primeiro ato aconteceu durante o desfile do sete de setembro em Aracaju.

“Vamos visitar os municípios para coletar essas assinaturas e mostrar que todos querem acabar com as pensões dos ex-governadores, afinal, o povo já está cansado de pagar a conta por essas regalias”, afirmou Georgeo.

A PEC revoga o artigo nº 263 da Constituição Estadual, que garante a quem ocupa o cargo de governador pelo período mínimo de seis meses, a título de representação, uma pensão mensal e vitalícia igual aos vencimentos do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, ou seja, de mais de R$ 30 mil mensais. “Isso sem qualquer contribuição para a Previdência Estadual, o que fere o princípio da constitucionalidade da contributividade”, diz o parlamentar, que lidera o bloco de oposição na Alese.

O pagamento desses subsídios, conforme o parlamentar, é alvo de ações diretas de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) há cinco anos. Contudo, o Judiciário não se pronunciou sobre o tema até hoje.

Para Georgeo, é dever da Assembleia Legislativa tomar posição, principalmente em um período de crise financeira. “Temos que dar o exemplo. É um absurdo que alguém ocupe o cargo por apenas seis meses e garanta uma gorda pensão para o resto da sua vida, principalmente em um momento onde o Estado sofre para pagar os aposentados e pensionistas. Não é justo que o povo continue pagando essa conta”, declarou.

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Política
ColunistasVer todos
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site