(79) 99659-0055
Cotidiano
13/11/2017 12:15:00- Atualizado em 13/11/2017 13:38:15
Sergipanos repudiam assalto no Parque dos Falcões, em Itabaiana

Por Saullo Hipolito*

A população de Sergipe se mostra estarrecida com o assalto que aconteceu no Parque dos Falcões, em Itabaiana, na tarde desse domingo (12). Um significativo universo de internautas expressou indignação por meio das respectivas redes sociais. Para muitos, o mais impactante foi a morte da ave de rapina, que teria sido pisoteada pelos assaltantes.

O proprietário da agência de ecoturismo Destino Aventura, Alex Moura, lamenta o ocorrido. “Eu fiquei sabendo por meio das redes sociais, isso é triste. Para termos uma ideia, a insegurança é tão grande que um lugar como aquele, aberto para os turistas, sofre com um caso desses. Isso prejudica o turismo local. Eu mesmo estou com medo de levar meus clientes. Nós temos um grupo nas redes sociais da agência e estamos todos tristes", afirmou em entrevista a F5News.

"Temos uma amizade pessoal com o Percílio e com o Alexandre, que foram os dois que mais sofreram agressões, é como se houvesse acontecido com a gente”, completou.

O Twitter foi uma  rede social bastante utilizada para que as pessoas pudessem demonstrar revolta e indignação. Muitas das postagens chamam atenção para a insegurança com que a população do Estado convive rotineiramente.

“Duas ocorrências violentas hoje em #Sergipe. Assalto com agressão e morte de aves na Reserva @brasil_IBAMA #ParqueDosFalcões em Itabaiana e assassinato em bar da Orla da capital. O @governosergipe não faz nada! Não mostra números de apreensões de armas.. #insegurança”, publicou  o internauta Fabiano Souza.

Fazendo uso do Facebook, a enfermeira Michely Mota também apresentou indignação quanto ao fato. “É o reflexo da impunidade! Até quando? E ainda existe quem defenda... Revoltante!!!", postou.

 Jornalistas também expuseram suas opiniões e demonstraram indignação com o fato. “Estarrecido com a ação de marginais no #ParquedosFalcões um santuário que recupera aves raras num trabalho...”, publicou no twitter o Assessor de Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, Marcos Aurélio.

O jornalista Silvio Oliveira fez uma postagem reflexiva e chamou a atenção para o ocorrido. “Quem conhece sabe o quanto é mágico o santuário do Percílio, o Parque dos Falcões, no Agreste Sergipano. É desolador o que aconteceu neste final de semana, quando um parque de aves, seus funcionários e os indefesos bichos foram alvos da maldade de bandidos armados. Triste e revoltante o ocorrido."

De acordo com Alex Moura, há uma mobilização das agências de ecoturismo para buscar respostas e medidas contra os atos. “Estamos entrando em contato com outras agências de turismo ecológico para que a gente possa fazer uma ação e encaminhe para o Palácio do Governo, com o objetivo de obter uma explicação, porque isso acontece também na Serra de Itabaiana, onde todos trabalham com o coração na mão, sem saber o que vai acontecer. E os responsáveis já sabem dessa situação e nenhum tipo de providência é tomada”, afirmou o empresário.

O crime

O Parque dos Falcões, em Itabaiana, agreste de Sergipe, recanto de aves de rapina e responsável por acolher diversas espécies como falcões, gaviões, águias e corujas, foi alvo de seis criminosos no último domingo (12).

Armados, eles invadiram o Parque, espancaram funcionários e ainda mataram um gavião de rapina, após roubar toda a renda do local. De acordo com o relato de testemunhas, dois gaviões foram levados pelos meliantes.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), os criminosos invadiram pouco depois de uma visita feita por turistas.

A ação dos bandidos foi divulgada com indignação pelos funcionários agredidos do parque, que recebe turistas de todo o país. Em nota, a SSP afirmou que a polícia foi acionada e três equipes do 3º Batalhão da PM, Força Tática de Itabaiana e da cidade de Areia Branca foram ao local e iniciaram as buscas. 

Os policiais fizeram rondas nos povoados próximos em busca dos bandidos. O caso foi relatado para a Delegacia Regional de Itabaiana e um inquérito será instaurado a fim de apurar o roubo. De acordo com a assessoria de comunicação, a SSP "tomará todas as medidas necessárias para identificar e punir os autores". 

Até o momento não há registros de prisão dos suspeitos. Qualquer informação pode ser repassada pelo Disque Denúncia 181.

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Cotidiano
ColunistasVer todos
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site