Deputado quer o fim das pensões para ex-governadores de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputado quer o fim das pensões para ex-governadores de Sergipe
Política 08/09/2017 15h24 - Atualizado em 08/09/2017 15h38


Por F5 News

Tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2017, de autoria do deputado Georgeo Passos (PTC), que prevê a extinção da pensão especial vitalícia para ex-governadores do Estado de Sergipe. O projeto já foi lido pela Mesa Diretora da Casa e aguarda andamento nas comissões. Atualmente, o Estado gasta mensalmente mais de R$ 186 mil em pensões a três ex-governadores e quatro dependentes.

Para conseguir fazer a propositura ganhar corpo, o deputado mobiliza uma campanha intitulada “Não à Aposentadoria dos Ex-Governadores”, que pretende coletar assinaturas buscando o apoio da população. O primeiro ato aconteceu durante o desfile do sete de setembro em Aracaju.

“Vamos visitar os municípios para coletar essas assinaturas e mostrar que todos querem acabar com as pensões dos ex-governadores, afinal, o povo já está cansado de pagar a conta por essas regalias”, afirmou Georgeo.

A PEC revoga o artigo nº 263 da Constituição Estadual, que garante a quem ocupa o cargo de governador pelo período mínimo de seis meses, a título de representação, uma pensão mensal e vitalícia igual aos vencimentos do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, ou seja, de mais de R$ 30 mil mensais. “Isso sem qualquer contribuição para a Previdência Estadual, o que fere o princípio da constitucionalidade da contributividade”, diz o parlamentar, que lidera o bloco de oposição na Alese.

O pagamento desses subsídios, conforme o parlamentar, é alvo de ações diretas de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) há cinco anos. Contudo, o Judiciário não se pronunciou sobre o tema até hoje.

Para Georgeo, é dever da Assembleia Legislativa tomar posição, principalmente em um período de crise financeira. “Temos que dar o exemplo. É um absurdo que alguém ocupe o cargo por apenas seis meses e garanta uma gorda pensão para o resto da sua vida, principalmente em um momento onde o Estado sofre para pagar os aposentados e pensionistas. Não é justo que o povo continue pagando essa conta”, declarou.

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado
SSP disse ao F5 News que policiais foram selecionados para zelar por sua segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado