Governo cria força-tarefa para reforçar o abastecimento em Tobias Barreto | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo cria força-tarefa para reforçar o abastecimento em Tobias Barreto
Caso a situação piore, será realizada uma operação com carros-pipas para entregar água em 19 pontos da cidade
Política | Por Agência Sergipe Notícias 17/12/2018 16h18 - Atualizado em 17/12/2018 17h45


Na manhã desta segunda (17), o secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Felizola, se reuniu com o prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, com o objetivo de discutir a formação de uma força-tarefa que reforce o sistema de abastecimento de água do município, devido à grave situação da barragem. 

Segundo o secretário José Carlos Felizola, a atual barragem que abastece a cidade está num volume morto, e as chuvas que caíram nos últimos meses não foram suficientes para elevar o volume de água.

“Infelizmente, com essas chuvas que caíram no estado, a barragem não foi beneficiada. Choveu muito pouco na cabeceira. Porém, não podemos deixar que um município tão importante como Tobias fique desabastecido. Estamos buscando água através de poços na Bahia, no município de Itapicuru, e de uma adutora que está sendo feita em caráter emergencial. Em paralelo, nós estamos nos precavendo caso a barragem chegue a um volume de impossibilidade de abastecimento e essas obras não fiquem prontas em tempo hábil”, frisou o secretário. 

Felizola ainda disse que ficou definido que será montada uma logística de distribuição de água no município.  E, além disso, a Deso fará uma força-tarefa para a construção da adutora, a fim de que a população não sofra com a estiagem. "O que nós estamos fazendo é nos antecipar ao problema, caso ele venha ocorrer. Estamos prontos para servir a nossa população, esse é nosso principal objetivo", afirmou.

O diretor de Operações da Deso, Carlos Anderson Silveira Pedreira, explicou que o governo vem trabalhando para conseguir alternativas para a falta d’água no município. 

“Estamos trabalhando em três frentes. Estamos finalizando a obra no município de Itapicuru e, em paralelo, vamos também abastecer a cidade através de caminhões- pipas, caso haja a necessidade. Além dessas duas alternativas, temos a execução da rede para trazer água dos poços de Catu para Tobias, que já está em andamento. Temos também a opção do fornecimento através de pontos específicos na cidade”, esclareceu.  

Caso a situação da barragem piore, será realizada uma operação com carros-pipas para entregar água em 19 pontos estratégicos da cidade de Tobias Barreto, para suprir uma necessidade dos cerca de 33 mil habitantes da região.

Na ocasião, o prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, solicitou ao governo do Estado mais celeridade nas obras que estão sendo realizadas no município de Itapicuru, na Bahia. A Casa Civil acatou e determinou que a Deso aumentasse a produção para que seja finalizado o mais rápido possível. Após a finalização das obras, ainda acontecerão os testes de rede, condicionamento, colocação da rede em carga, para que seja possível de fato fazer chegar essa água em Tobias Barreto. A previsão é que os serviços sejam concluídos em janeiro. 

O prefeito Diógenes Almeida ainda fez um apelo à população sobre o consumo consciente de água. “Peço à comunidade que procure racionar água e que tenham a consciência de que estamos numa crise hídrica muito grande, precisamos economizar. Não dá para lavar calçada ou carro com mangueira, jogar água para fora, entrar no chuveiro e deixar aberto. A palavra de ordem é economizar”, frisou o prefeito.

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado
SSP disse ao F5 News que policiais foram selecionados para zelar por sua segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado