Repasse do ICMS para municípios continua incompleto, diz Georgeo | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Repasse do ICMS para municípios continua incompleto, diz Georgeo
Política 12/06/2018 16h20 - Atualizado em 12/06/2018 17h26


O deputado estadual Georgeo Passos, Rede, usou o pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (12), para denunciar que o Governo continua não repassando para os municípios sergipanos o valor correto do ICMS que é devido. O parlamentar afirmou que após análise do relatório de execução fiscal do primeiro semestre deste ano ficou comprovado que o Estado deixou de enviar R$ 40 milhões para as prefeituras.

Georgeo lembrou que a retenção desses recursos começou na gestão de Jackson Barreto e persiste agora com Belivaldo Chagas à frente do Estado. “Ele comete o mesmo crime que JB. Sabemos que o Governo passa por dificuldades, mas as prefeituras também. É um dinheiro que é destinado para saúde, educação e para pagar o salário dos servidores e é um verdadeiro crime contra o povo sergipano reter esses recursos”, assegurou.

Segundo o artigo 158, IV da Constituição Federal, pertencem aos municípios 25% do que for arrecadado com o ICMS. No entanto, o Governo não vem cumprindo essa determinação desde 2014. Para se ter uma noção, somente no último ano, o Executivo Estadual deixou de repassar cerca de R$ 100 milhões para as prefeituras. “Um verdadeiro desrespeito com os municípios e com as nossas Leis”, criticou o deputado.

Georgeo lembrou que o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual já foram alertados sobre essa situação. No final do ano passado, o então Secretário da Fazenda, Josué Modesto, se comprometeu a regularizar o repasse do ICMS e também pagar os valores retidos nos últimos anos. “No entanto, como comprovado no relatório de execução fiscal, os problemas persistem”, afirmou o deputado.

“Vamos procurar o MP novamente e esperamos que medidas mais enérgicas sejam tomadas. Que eles ingressem com ação de improbidade administrativa contra esses gestores que insistem em desrespeitar a Constituição. Da mesma forma, que o TC, quando for analisar as contas do Governo nesses anos, leve em consideração o que está acontecendo”, completou o deputado.

Procurada pelo F5 News, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) não comentou a questão até a publicação desta notícia. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
19/04/2024  20h29 Laércio discursa sobre suas ações em defesa das micro empresas
Setor de serviços que reúnem mais de 18 milhões de negócios
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado