Telefone sem fio e o ruído na comunicação
Blogs e Colunas | Altamirando Sá 16/10/2017 10h13Quem nunca brincou de telefone sem fio? Uma brincadeira inocente, mas que tanto reflete a realidade de muitas organizações. É um tal de ouvi falar e me disseram. Duas frases constantemente utilizadas pelas pessoas, mas que na verdade deveriam ser abolidas do vocabulário dos profissionais sérios.
Comunicar-se pode ser definido como o ato de se fazer compreender, podendo a comunicação ser verbal ou escrita, mas nem sempre o ato de se comunicar é pleno e pode nos levar a interpretações diversas.
O problema de comunicação das empresas leva a falhas grotescas que podem repercutir em grandes prejuízos, seja com perda de oportunidades ou até dinheiro. Quando estamos diante de pessoas e processos é importante que as informações sejam bem alinhadas entre os envolvidos, pois há um grande risco de distorção e possibilidade de fracasso nos objetivos pretendidos.
Podemos dizer que um grande número de organizações possui falhas na comunicação, que por muitas vezes estão ligadas a falta de sensibilidade das lideranças, que não buscam compreender as limitações dos seus liderados e por muitas vezes ignora a falta de compressão sobre as informações, fazendo com que os colaboradores permaneçam errando e disseminando um modelo que foi mal compreendido, impactando diretamente nos resultados da organização.
Adotar a cultura do feedback (informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.) é uma excelente maneira de minimizar os riscos por falhas na comunicação, pois permite que os colaboradores sejam ouvidos e que todas as possíveis dúvidas sejam sanadas, possibilitando que os processos sejam corrigidos em tempo real e que sejam identificadas falhas de comunicação, seja da parte de quem se expressa ou de quem recebe a informação.
Portanto não basta falar, tem que se fazer compreender e levar as informações com o máximo de clareza possível.
Feedback, mais que uma ferramenta, uma arma valiosa
Sem medir não é possível gerenciar
Ferramentas de planejamento e gestão aumentam as possibilidades de análise e melhorias
Pesquisa de satisfação: você é a imagem que transmite!
A hotelaria hospitalar e o exército a serviço do bem-estar
E-mail: neto_sabarreto@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.