Deixar pra lá | Amanda Neuman | F5 News - Sergipe Atualizado

Deixar pra lá
Blogs e Colunas | Amanda Neuman 13/09/2020 00h00 - Atualizado em 13/09/2020 10h42

O tempo fez muita coisa mudar aqui dentro e, quando me dei conta, eu já era alguém bem diferente do que era anos ou meses atrás. Aprender a deixar pra lá foi uma das coisas que o tempo me deu de presente. Ainda tem me dado, na verdade. Porque deixar pra lá é um processo contínuo. 
Quando a gente é adolescente existe um espírito de justiça que gosta de tirar satisfação, não leva desaforo pra casa, quer saber os detalhes. A gente alimenta rituais que nos fazem sofrer, perde tempo e se desgasta. Perde tempo demais. Falo por experiência própria.
Confesso que por muitos anos – no auge dos 18, especialmente – eu era aquilo que alguns chamam de ‘gênio forte’ ou ‘dona da verdade’. Olho pra trás e, sinceramente, nem me reconheço porque agora entendo que o tal gênio forte soava mais como indelicadeza e, até, uma grosseria desnecessária maquiada de impetuosidade. Quanto desperdício de energia!
Ah, o tempo... Ele nos ensina a respirar, nos ensina que contar até dez nem sempre resolve o problema. Às vezes a gente precisa contar até 100, às vezes precisa esperar 24 horas, sete dias, um ano ou até mais. Só que esperar faz bem, e como eu queria ter descoberto isso antes! Esperar e respirar são o passo que antecede o deixar pra lá. Isso faz pensar nas palavras antes de dizê-las, o que evita arrependimentos dispensáveis. Esperar e respirar nos faz viver de um jeito mais leve.
Deixar pra lá é um exercício diário que vai da resposta a um insulto, passa pela necessidade de agir por impulso numa situação cruel, e chega à falta de paciência com quem anda devagar na nossa frente. Nem tudo vale o nosso tempo, nem tudo vale as nossas forças.
Deixar pra lá nada tem a ver com ser apático e permitir que pisem no nosso pé sem ouvir um ai sequer. Eu estou falando de não depositar tempo no que só serve pra roubar a sua paz. A verdade é que você não precisa gastar sua energia em discussões intermináveis e sem futuro – você também não precisa perder tempo ensaiando o que dizer numa briga que, na maior parte das vezes, nem tem chance de acontecer –, não precisa argumentar exaustivamente pelo prazer de provar sua opinião a quem, claramente, não está nem um pouco interessado em mudar de ideia. Você não precisa se dedicar a situações que só testam o seu limite.
A gente não precisa de tanta coisa!
Funciona assim: hoje a gente respira, amanhã a gente conta até dez, semana que vem a gente decide que é melhor esperar 24 horas e, num dia, num belo dia, a gente percebe que deixou pra lá. Desse jeito leve. Do jeito que a vida tem que ser. Faça o teste, comece aos poucos. Todo dia, viver fica mais fácil. Fica melhor. Confie em mim e deixe pra lá.

Mais Notícias de Amanda Neuman
Reconheça sua escada
01/10/2022  08h37 Reconheça sua escada
Atravessar não é superar
07/08/2022  18h00 Atravessar não é superar
Você pode parar
10/06/2022  22h00 Você pode parar
Desfrute do corredor
27/05/2022  15h00 Desfrute do corredor
O clichê que eu quero ter
03/04/2022  23h02 O clichê que eu quero ter

Blogs e Colunas
Amanda Neuman
Amanda Neuman

Jornalista (UNIT) há 10 anos, mestra em Comunicação (UFS), doutoranda em Sociologia (UFS), pesquisadora na área de redes sociais e influenciadores digitais, e mentora de marketing para empreendedores e Influenciadores. Na internet, como mulher plus size que descobriu o amor próprio e auto estima além dos padrões, compartilha sua vida e vivências com outras mulheres e as encoraja a se amarem como são.

E-mail: amandaneuman.an@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado