Eterno enquanto durou | Clarisse de Almeida | F5 News - Sergipe Atualizado

Eterno enquanto durou
Vamos admirar elementos de composição urbana para manter viva a história
Blogs e Colunas | Clarisse de Almeida 01/08/2022 22h38

No carro, a caminho do trabalho, precisei fechar os olhos por uns instantes para lembrar do esqueleto/prédio recém demolido da avenida Rotary, na Atalaia. Não que tenha sido uma lástima a decisão de pôr “na chon” aquele estorvo que depreciava a paisagem local, justo a recepção tradicional de nossa Orla turística.

Mas, méritos à parte, o que motivou este texto foi a impressionante conclusão de como rapidamente desaparecem de nossas lembranças os elementos de composição urbana logo após serem retirados de cena.

Quem lembra fácil do casarão da rua Itabaiana perto da praça Tobias Barreto, onde funcionava o Procon? Ou das mansões da avenida Beira Mar nas esquinas das ruas Flávio Prado e Moacir Wanderley, bem ali nas imediações da cabeceira da ponte da Coroa do Meio?

Tento, aqui escrevendo, reviver as imagens de vários imóveis que sei que foram demolidos, mas ...muitos se perderam..., mal consigo lembrar das cores. Teria sido a bela casa da esquina da rua Itabaianinha com Laranjeiras, hoje um estacionamento, amarela com adornos florais brancos? Ou branca com adornos cinzas?

Bem, turbilhões de imagens desfilam em minha mente; o solar que virou Caixa Econômica na avenida Barão de Maruim; a casa da Pacatuba que virou prédio; ainda outra na Lagarto que abriga a Diagnoses, muitas na Atalaia, outras na praia. E assim vai.

Melhor parar por aqui. O fato é que tudo pode desaparecer num piscar de olhos e o que pode nos consolar é cultivar o hábito de admirar longamente tudo que consideramos relevante, para manter viva a história de nossas cidades.

Pelo menos em nossa memória!

Mais Notícias de Clarisse de Almeida
Fotos da autora
19/09/2022  15h20 O estranho caso da pista exclusiva para ônibus onde não circulam ônibus
Google Street View/Reprodução
14/08/2022  21h00 Mostra sabedoria, Aracaju!
Bom senso, para que te quero?
22/07/2022  16h23 Bom senso, para que te quero?
A arte de arruinar uma vizinhança!
24/01/2022  11h25 A arte de arruinar uma vizinhança!
Pixabay
20/09/2021  20h45 Mobilidade nas cidades: um desafio de políticas públicas aos comportamentos

Blogs e Colunas
Clarisse de Almeida
Clarisse de Almeida

Arquiteta e Urbanista pela FAUSS/RJ, especialista em Tecnologia Educacional pela UERJ e em Paisagismo pela UFLA/MG. Atua com ênfase em Desenho Urbano e Projetos de Edificação e Paisagismo. Leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT. Possui trabalhos reconhecidos nacionalmente e tem sido palestrante em variados eventos. É membro da equipe da Ágora Arquitetos.

E-mail: arqclarissedealmeida@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado