Saiba como prevenir cães e gatos contra a Raiva | Coluna de Estimação | F5 News - Sergipe Atualizado

Saiba como prevenir cães e gatos contra a Raiva
Primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica é iniciada em Aracaju; confira os locais
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 05/10/2021 09h42 - Atualizado em 05/10/2021 10h03

Na segunda-feira (4), a Prefeitura de Aracaju iniciou a primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos na capital, com os postos volantes até o dia 14 de outubro. A ação é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e tem o objetivo de prevenir a raiva canina e felina. A estimativa é vacinar 57.076 animais, sendo 43.905 cães e 13.171 gatos. 

"Até o dia 14, as equipes técnicas percorrerão as áreas de expansão dos bairros Robalo, Areia Branca, Jabotiana, Soledade e Capucho, aplicando as doses nos animais das residências visitadas, de casa em casa, para atender àqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos. Sempre adotamos essa estratégia a fim de proteger a população como um todo”, explica a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena. 

Ainda segundo Marina, podem ser imunizados animais com idade a partir de 3 meses de vida. Nessa primeira etapa iniciaremos em quatro pontos da cidade. E, para que o bichinho receba a dose, o tutor deve apresentar o cartão de vacina do animal. 

“Esta primeira fase da campanha começou pela antiga Zona de Expansão, por meio dos postos volantes, com a vacinação casa a casa. Essa estratégia se deu pela dificuldade de acesso aos pontos fixos na localidade. Hoje, as equipes se distribuíram nas seguintes localidades: residências próximas das chácaras da Aroeira, Três Porquinhos e Guaxuma; Loteamento Parque Coqueirais, Cajueiro e Chácaras do Sitio Terêncio e Robalo”, enfatiza. 

Doença

De acordo com o médico veterinário Sidney Michael, a raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características. 

“É transmitida por meio da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. Os animais com raiva vão a óbito em até dez dias a partir do início dos sinais clínicos. A vacina é a principal forma de prevenção da raiva, que é uma doença grave que leva sempre ao óbito, no caso dos animais, e com ocorrência de poucos casos de cura em seres humanos, porém com grandes sequelas. Os animais com raiva, geralmente, apresentam sinais neurológicos, dificuldade de deglutição, convulsões, paralisia, não reconhecem o dono, apresentam salivação e agressividade”, enfatiza.

Protocolo para casos suspeitos 

Em casos suspeitos de raiva, o CCZ deve ser informado para acompanhamento do caso e realização dos exames necessários após o óbito. É importante também informar que, em caso de mordidas de cães e gatos, conhecidos ou desconhecidos, e morcegos, as pessoas procurem atendimento médico para ser iniciado o protocolo vacinal pós-exposição e para que o animal fique em observação por um período de dez dias. 

A moradora do Robalo Gildete Severo aprovou a vacinação. Na casa dela foram imunizados dois gatos. “Eu não teria condições de sair daqui de casa com estes dois bichinhos para vacinar, então acho muito importante que a SMS realize essa vacinação na casa da gente. É uma forma de proteger nossos animais de uma doença que não tem cura. A vacina é a única forma de prevenir a raiva. É uma doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos, por isso é importante que nós moradores, estejamos de portas abertas para a vacinação dos nossos animais de estimação”, afirma. 

Postos volantes ativos

Dia 5
São José dos Náufragos - (Loteamento Parque Coqueirais, Cajueiro e região do Sítio Terêncio)
Várzea Grande
Robalo

Dia 6
Areia Branca

Dia 7
Mosqueiro (bares da Rodovia Ayrton Senna e Escurial; Loteamento Galego e Malvinas)
Matapuã
Loteamento Taubaté (Areia Branca)

Dia 8
Loteamento Jardim Recreio e áreas próximas;
Ponta da Asa e localidades da estrada da antiga lixeira (Santa Maria)
Residencial Conjunto Novo e estrada da antiga lixeira (Santa Maria)
Aloque

Dia 11
Loteamento Senhor do Bonfim (Santa Maria)

Dia 13
Bairro Capucho
Av. Marechal Rondon e margens do rio Poxim.

Dia 14
Repescagem.

 

Fonte: Agência Aracaju de Notícias 

Mais Notícias de Coluna de Estimação
Foto: SMS
29/10/2021  15h52 Por que devo vacinar meu pet contra a Raiva?
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF/ reprodução da Agência Câmara Notícias
23/10/2021  11h50 Lei que proíbe sacrifício de cães e gatos saudáveis por órgãos públicos é sancionada
Foto: Sérgio Silva/PMA
09/10/2021  13h21 PMA viabiliza adoção de animais de grande porte apreendidos
Evento, em mais uma edição, acontece no sábado (25), das 16h às 19h. Foto: Victor Caldas
24/09/2021  10h47 Adoção de Estimação: campanha é retomada no RioMar e segue até outubro
Alergia em pets durante a primavera exige atenção dos tutores
22/09/2021  17h58 Alergia em pets durante a primavera exige atenção dos tutores

Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Coluna de Estimação

Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.