Cão de salvamento dos Bombeiros doa sangue para cachorros debilitados | Coluna de Estimação | F5 News - Sergipe Atualizado

Cão de salvamento dos Bombeiros doa sangue para cachorros debilitados
O procedimento é indolor e muito rápido; saiba condições para o cão ser doador
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 24/12/2019 12h27

Doar sangue é um ato de solidariedade que já faz parte de muitos bombeiros militares, mas pouco se fala sobre doação de sangue de cães. Na última semana, o cão Sniper, integrante do SBRESC do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), realizou mais um salvamento, dessa vez de forma diferente, não precisou entrar na mata fechada, nem subir escombros, foi a doação do seu sangue que ajudou a salvar até três vidas caninas.

O procedimento foi realizado pela médica veterinária Magnólia Oliveira, através do Banco de Sangue do Labovet, e o cão já está apto a retornar as atividades de Busca e Salvamento. “É um procedimento indolor e muito rápido, a coleta dura cerca de 5 minutos e é realizada, preferencialmente, através da veia jugular e são coletados até 450 ml de sangue”, explica a médica.

[GALERIA]

[/GALERIA] A veterinária ainda acrescenta que, pouco se fala sobre doação de sangue entre cães, o que pode ser comprovado no baixo número de doadores. “A quantidade de doadores pets ainda é muito baixo. No Labovet, temos cerca de 20 doações de sangue mensais, bem abaixo da necessidade”, afirma.

Antes da doação, Sniper realizou todos os exames de triagem como: hemograma completo, avaliação renal e hepática, detecção de leishmaniose (calazar), dirofilariose (verme do coração) e doenças transmitidas pelo carrapato.

Para se candidatar a ser um doador o cão precisa estar com a vacinação e vermifugação em dia, ter entre um e oito anos de idade, pesar mais de 20 kg, estar saudável e ser um animal dócil e que aceite manipulação física, pois, durante a coleta o animal não é sedado.

Fonte: CBMSE
 

Mais Notícias de Coluna de Estimação
Pixabay/Ilustrativa
29/11/2022  20h30 Colesterol alto também afeta cães e gatos
Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos
26/07/2022  11h35 Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho pede colaboração para proteger o animal
Foto: Divulgação
18/06/2022  10h05 ArraiAu Pet acontece no Rancho RioMar
Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
24/05/2022  13h29 Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
Reprodução/Instagram
12/04/2022  20h00 Adote um gatinho! Instituto divulga felinos para adoção em Aracaju

Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Coluna de Estimação

Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado