Conheça propostas sobre a causa animal de candidatos à Câmara de Aracaju | Coluna de Estimação | F5 News - Sergipe Atualizado

Conheça propostas sobre a causa animal de candidatos à Câmara de Aracaju
Pauta 'pet': bandeira política em crescimento com apelo eleitoral
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 14/11/2020 10h10

A causa animal tem mobilizado diversas pessoas no país em busca do respeito, pelo bem-estar e principalmente na luta contra os maus-tratos, alguns, inclusive, tentam enveredar na vida política para apresentar projetos de políticas públicas. O tema ficou ainda mais evidenciado este ano depois da aprovação da Lei que ampliou para 5 anos a pena para quem comete violência e maus-tratos contra cães e gatos. 

Nessas eleições municipais, em Aracaju, candidatos, entre ativistas e médicos veterinários, por exemplo, têm apostado na temática e apresentado propostas que versam sobre castração de animais de rua, serviço público de saúde para os pets, o combate ao crime contra os animais, entre outros. Conheça propostas sobre a causa pet de alguns candidatos à Câmara Municipal da capital sergipana.

Camila Carlini (Partido Verde):

A médica veterinária tem como foco, para o bem-estar animal, a criação de unidade básica de saúde animal dedicada aos cuidados básicos de cães, gatos e cavalos; como também o controle de natalidade de animais de rua através da castração evitando a procriação sem controle e, consequentemente, aumento da população de cães e gatos nas ruas. Outra proposta é a implantação de um programa de conscientização sobre posse responsável em escolas e associações; e o Projeto “Cavalo de Guerra”, visando resgate e tratamento de cavalos usados para trabalhos pesados, buscando outro meio para substituí-los sem prejudicar o trabalhador.

A candidata também sugere a realização de medidas de saúde pública, como a prevenção e controle da doença calazar/leishmaniose canina, com a implementação de programas de controle de zoonoses nas unidades básicas de saúde, aumentando a busca por casos e incentivando a conscientização da população. Acompanhe a candidata pelo insta @milacarlini

I'gor de Araújo (PL):

O candidato propõe o Projeto Samu Pet, que tem o objetivo a criação do serviço público de medicina veterinária de urgência para atender o chamado da população quando um animal de estimação ou de rua sofrer um acidente. Com o projeto, propõe estrutura e a formação de uma equipe veterinária preparada para atender aos chamados da população, principalmente a mais carente e os animais de rua, também vislumbrando a inclusão dos serviços de vacinas e castração dos animais.

Após a implementação dessa fase inicial, pretende-se a criação de uma estrutura física, chamada de PetHospital, para o atendimento médico-veterinário público. Além do cuidado com os animais, o projeto vislumbra a criação de emprego através de concursos público e contratação de profissionais, tais como o médico veterinário, enfermeiros, motoristas etc. Acompanhe o candidato pelo insta  @advigordearaujo

Layse Santiago (Cidadania):

A ativista, que também faz parte de uma Ong na capital, propõe o controle populacional através da castração, com a implementação de mais dois castramóveis na cidade que atendam as populações mais carentes, como determina a lei em vigor no município, através de emendas parlamentares, e buscar a eficiência no serviço de castração no município, de modo que funcione sem interrupções e que ganhe a escala de atendimento necessária para que surta impacto na superpopulação de animais na cidade e por consequência diminuição dos índices de zoonoses.

Também diz que vai lutar pela efetivação das leis municipais que promovem a adoção e a posse responsável no município, neste mesmo objetivo propondo em um Código Municipal de Proteção animal diretrizes que fortaleçam as ações do município, como a formação de um cadastro de animais da cidade por meio da microchipagem; pela aprovação da lei que prevê reclusão para maus-tratos em conjunto com outras lideranças da causa animal; propor o Código Municipal de Proteção com penas exemplares contra maus tratos; mudança no modelos de fiscalização da SEMA; por meio de Lei, a redução gradativa das carroças na cidade e a transição profissional de seus condutores; e a efetivação da Lei 3.502/2008 que regulamenta as carroças em Aracaju. Acompanhe a candidata pelo insta @laysesantiago 

Lucio Assis (PCdoB):

O ativista da causa animal e padrinho da Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa) quer apresentar modelo de centro cirúrgico pet para adaptação a uma instalação física já pronta em um dos prédios da prefeitura com a realização de castrações simultâneas; buscando a implantação de uma clínica veterinária pública com consultas, exames e castração gratuita e que o município tenha um espaço público para receber animais abandonados. Propõe também ampliar os serviços de castração da Prefeitura de Aracaju com mutirões em bairros e realizados em parcerias com clínicas particulares, fazendo serviço combinado com vacinas, consultas e exames.

Também diz que vai lutar para ajudar as ongs já existentes e criadores independentes; e buscar o cumprimento e fiscalização da "Lei Sansão", contra maus-tratos, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Diz que pretende exigir a implantação no ensino fundamental aulas e palestras sobre respeitar os animais e preservar o Meio Ambiente, para a formação de uma nova geração de jovens e adultos conscientes. Outra proposta é promover campanha de adoção responsável. Acompanhe o candidato pelo insta @lucioassis65000

Patrícia Meneses Moura - Paty Pet (PP):

A candidata, que também é idealizadora do Encãotro Sergipe, propõe o combate dos crimes contra os animais com o fortalecimento das delegacias e órgãos competentes e cumprimento da lei contra maus-tratos; além da proibição das carroças. Entre as propostas possui o Projeto Pets nas Escolas - que abrange ciclo de palestras em escolas públicas e privadas em prol de conscientização; a realização de campanhas de adoções nas escolas; levar animais de rua para que as crianças possam se conscientizar contra os maus-tratos; tratar sobre temas a respeito do mundo pet para crianças e adolescentes levando formas de educar também sobre os cuidados com os pets em casa; e fazer ainda eventos de doação de rações nas escolas. Também propõe a realização de propagandas e eventos de conscientização e campanhas de adoção.

Também apresenta propostas para a realização de convênios com clínicas para atendimento veterinário e castração em massa; diminuição de impostos para o comércio pet para incentivo à ajuda as ongs e protetores; fiscalização tanto de abrigos como de canis e a Cinofilia - projeto de controle de reprodução nos canis - com visitas técnicas, fiscalizações, conscientização e aprendizagem. Acompanhe a candidata pelo insta @paty_aracaju

Mais Notícias de Coluna de Estimação
Pixabay/Ilustrativa
29/11/2022  20h30 Colesterol alto também afeta cães e gatos
Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos
26/07/2022  11h35 Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho pede colaboração para proteger o animal
Foto: Divulgação
18/06/2022  10h05 ArraiAu Pet acontece no Rancho RioMar
Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
24/05/2022  13h29 Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
Reprodução/Instagram
12/04/2022  20h00 Adote um gatinho! Instituto divulga felinos para adoção em Aracaju

Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Coluna de Estimação

Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado