Limpeza dos dentes dos pets pode evitar o surgimento de doenças | Coluna de Estimação | F5 News - Sergipe Atualizado

Limpeza dos dentes dos pets pode evitar o surgimento de doenças
Veterinários recomendam que a higiene bucal seja feita desde cedo
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 05/11/2019 13h47 - Atualizado em 06/11/2019 09h47

Não é diferente do ser humano. Assim como nas pessoas, a falta de higiene bucal também causa incômodos, dores, mau hálito e traz prejuízos à saúde dos pets. Uma rotina de limpeza adequada e visitas periódicas ao veterinário especialista em odontologia é necessária e contribui para evitar doenças graves.

A limpeza correta e frequente pode evitar o surgimento de doenças bucais que também afetam os órgãos vitais. Segundo médicos veterinários, microrganismos encontrados na boca, devido ao acúmulo de placas bacterianas, tártaros e cáries, podem causar problemas cardíacos, renais, pulmonares e ao fígado de cães e gatos. Esses microrganismos entram na corrente sanguínea e contaminam os órgãos. 

A tarefa pode ser difícil, afinal, manter o seu cão ou gato imóvel ou sem mastigar a escovinha é quase uma missão impossível, por isso é importante perguntar ao veterinário como fazer a escovação corretamente, além de já começar a atividade desde cedo, logo quando filhotes, para que se acostumem com o procedimento. 

Escovinhas e pastas dentárias apropriadas para o pet auxiliam na limpeza. Também podem ser usados spray dental, principalmente, se o pet odeia escovar os dentes, mas permite que você mexa nos lábios dele de forma tranquila. Outra boa opção são os enxaguantes bucais, os pós que podem ser adicionados junto ao alimento ou petiscos que diminuem o mau hálito.

"A saúde oral do pet é tão importante quanto a saúde física. Para prevenir essas doenças se faz  necessária  a limpeza desses dentinhos de forma diária, independente do que seu pet se alimente (ração ou alimentação natural). Então, é importante começar desde já a fazer a limpeza oral diária, não inventar desculpas e fazer a opção que mais se adequa a sua rotina", recomenda a médica veterinária Juliene Oliveira, especialista em Nutrologia.

No mercado pet existem, atualmente, outros produtos para higienização, como tipos de brinquedos escova e de mastigar que podem auxiliar na eliminação de sujeiras dos dentes durante as mordidas. A médica Mariana Lage-Marques, especialista em odontologia veterinária, explica que o método mais eficaz ainda é a escovação e a limpeza precisa ser feita pelo menos uma vez na semana; sem ela, o animal pode desenvolver gengivites e periodontites, que são inflamações causadoras de inchaço, dor, vermelhidão e até febre.

Uma alimentação saudável também é importante, evitando alimentos que prejudicam o metabolismo do animal, como doces e bolachas. Em casos mais graves, quando a gengiva está marrom e o cheiro muito forte, é indicada a limpeza ambulatorial junto ao veterinário que vai avaliar melhor a situação. Ainda segundo especialistas, o mau hálito também pode ter relação com doenças estomacais e renais. Na dúvida, leve ao veterinário de sua confiança.

 

*Com informações da Coluna É o Bicho, Metrópoles

Mais Notícias de Coluna de Estimação
Pixabay/Ilustrativa
29/11/2022  20h30 Colesterol alto também afeta cães e gatos
Saiba quais são os perigos e como prevenir o problema no seu pet
Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos
26/07/2022  11h35 Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho pede colaboração para proteger o animal
"Astro" foi atropelado mais uma vez entre o litoral sul de Sergipe e norte da Bahia
Foto: Divulgação
18/06/2022  10h05 ArraiAu Pet acontece no Rancho RioMar
Prepare o look junino do pet, porque a festança promete ser boa pra cachorro
Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
24/05/2022  13h29 Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
Os pit-bulls podem ter fama de malvados, mas na verdade são cachorros brincalhões e muito leais
Reprodução/Instagram
12/04/2022  20h00 Adote um gatinho! Instituto divulga felinos para adoção em Aracaju
Gato surge em edifício na capital sergipana e está à procura de um lar

Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Coluna de Estimação

Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado