Saiba os sinais, tratamento e como evitar câncer de próstata em cães  | Coluna de Estimação | F5 News - Sergipe Atualizado

Saiba os sinais, tratamento e como evitar câncer de próstata em cães 
Blogs e Colunas | Coluna de Estimação 18/12/2020 18h08 - Atualizado em 18/12/2020 18h11

O câncer de próstata também afeta os animais de companhia e, assim como ocorre nos homens, é importante alertar sobre prevenção. Em pequenos animais, a espécie canina é a mais acometida pelas alterações na próstata, sendo mais raras nos gatos. As principais ocorrências são hiperplasia prostática benigna (HPB), prostatite aguda ou crônica, abscessos, metaplasia escamosa, cistos prostáticos ou paraprostáticos e neoplasias.

Segundo a médica-veterinária Fabiana Ferreira de Souza, pesquisadora nível III do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (FMVZ-Unesp), de Botucatu (SP), “cães idosos, de raças de maior porte, são mais propensos às doenças. Fatores genéticos estão envolvidos, já que há predisposição racial”.

A médica-veterinária e doutora em reprodução animal Maricy Apparício Ferreira explica que, em cães, a alteração mais comum é a hiperplasia prostática benigna, afecção que acomete animais com idade igual ou superior a 5 anos, seguida da prostatite bacteriana.

Sinais clínicos

Maricy menciona que os sinais clínicos, de forma geral, incluem sinais do trato urinário, como a presença de hematúria ou incontinência urinária, com rara ocorrência de disúria. A disúria geralmente é reportada nos casos de tumores prostáticos, quando o parênquima é alterado pela neoplasia, chegando a comprimir a uretra.

“Os sinais do sistema digestório incluem tenesmo com fezes finas, também conhecidas como “fezes em formato de fita” (devido à compressão do cólon pela próstata) e constipação. Relacionados ao sistema locomotor, tem-se dificuldade de locomoção, claudicação, andar rígido, paresia e edema dos membros pélvicos. Vale pontuar ainda que existem animais cujos sinais clínicos se relacionam à reprodução, tais como a recusa de monta, diminuição da fertilidade e da libido, alterações que acabam sendo mais notadas em apadrinhadores”, detalha Maricy.

Tratamento

A orquiectomia (castração) é recomendada para reduzir o tamanho da glândula e, consequentemente, as manifestações clínicas. Em casos de prostatite, recomenda-se o uso de antibióticos por período prolongado (mínimo de quatro semanas), enquanto nos de abscesso e cistos próstáticos, a drenagem das lesões cavitárias deve ser acompanhada de antibioticoterapia e castração. Nos apadrinhadores, cuja manutenção da atividade reprodutiva deve ser mantida, a recomendação de Maricy é substituir a castração pela administração de fármacos que bloqueiam o crescimento prostático, tal como a finasterida, que impede a ação da enzima 5-alfa redutase, a qual é responsável pela conversão da testosterona em 5-alfa diidrotestosterona, reduzindo, portanto, o crescimento da glândula.

Já Fabiana ressalta que, no câncer prostático, o tratamento mais indicado é a prostatectomia, mas quando há invasão da cápsula prostática, tecidos adjacentes, metástases regionais ou distantes não há tratamento que prolongue a sobrevida do animal. “Em vista da natureza agressiva do câncer prostático, normalmente os sinais clínicos são observados quando já há metástases e a cirurgia não é indicada. A quimioterapia ou radioterapia podem ser aplicadas, contudo o prognóstico é ruim e não há regressão do câncer”, afirma a médica-veterinária.

Prevenção

A principal forma de prevenção é o exame da próstata, que deve ser incluído na avaliação clínica de rotina. Recomenda-se que cães com idade igual ou superior a 4-5 anos sejam submetidos a avaliação clínica minuciosa, a qual deve contemplar um exame da glândula prostática (toque retal associado com a palpação abdominal para determinar o tamanho, mobilidade, simetria e presença de nodulações ou de dor. O exame ultrassonográfico pode auxiliar no diagnóstico e permite avaliar características do parênquima prostático e a presença ou ausência de lesões cavitárias, possibilitando identificar alterações muitas vezes não detectadas pela palpação.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV

*Fabiana Ferreira de Souza, pesquisadora nível III do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (FMVZ-Unesp), de Botucatu (SP);

*Maricy Apparício Ferreira, médica-veterinária, doutora em reprodução animal, professora substituta da disciplina de Obstetrícia Veterinária e da pós-graduação em reprodução animal do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da Unesp de Jaboticabal (SP).

Mais Notícias de Coluna de Estimação
Pixabay/Ilustrativa
29/11/2022  20h30 Colesterol alto também afeta cães e gatos
Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos
26/07/2022  11h35 Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho pede colaboração para proteger o animal
Foto: Divulgação
18/06/2022  10h05 ArraiAu Pet acontece no Rancho RioMar
Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
24/05/2022  13h29 Conheça 5 características do pit-bull e mude seu olhar sobre esse cão
Reprodução/Instagram
12/04/2022  20h00 Adote um gatinho! Instituto divulga felinos para adoção em Aracaju

Blogs e Colunas
Coluna de Estimação
Coluna de Estimação

Fernanda Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIT, pós-graduada em MBA Marketing, Assessoria e Comunicação Integrada pela FANESE. Já trabalhou como assessora de comunicação em sindicato de classe, e atualmente, é repórter no Portal F5 News. Premiada em primeiro lugar no Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, na categoria web jornalismo, em 2018.

E-mail: fernandaaraujo.jornalismo@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado