Dia das mães: aprenda 5 formas sustentáveis de presentear | Consciência Limpa | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia das mães: aprenda 5 formas sustentáveis de presentear
Tape os olhos para as propagandas e comerciais e escolha um caminho diferente para percorrer esse ano
Blogs e Colunas | Consciência Limpa 02/05/2021 09h00

Mais uma data comemorativa está chegando e eu venho com uma nova reflexão. Faz parte da nossa cultura celebrar diversas datas, mas, em algumas, em especial, o consumismo marca forte presença. O dia das mães é uma delas. Uma das datas em que mais aquece a economia - este setor que é tratado como o pilar do desenvolvimento no mundo. Vai chegando próximo e começamos a ser bombardeados de propagandas do presente perfeito, promoções, infinitas formas de pagamento, sempre pensando em facilitar para que, mesmo sem dinheiro no momento, o filho não deixe de presentear. Afinal, elas merecem, segundo dizem os comerciais. Não que eu não concorde, mas, faz muito tempo que o Dia das Mães deixou de ser algo genuíno e se tornou algo bastante comercial. 

Enraizado na nossa identidade cultural, passar a data sem presentear a mãe é algo, praticamente, impensável. Sabendo disso, não adianta eu querer trazer um conteúdo para te convencer de que você deve ir contra a lógica de mercado e deixar de presentear a tua mãe. Mas, existe um caminho em que você pode percorrer a partir deste segundo domingo de maio de 2021, em que presentear pode também ser algo sustentável (de verdade) para o meio ambiente, para a economia local e para o seu bolso.

Confira abaixo, cinco formas sustentáveis de presentear a sua mãe esse ano (e nos próximos):

1 - Em primeiríssimo lugar: compre do pequeno empreendedor LOCAL. De preferência daquelas lojas localizadas próximo da sua residência, no mesmo bairro.

2 - Que tal dar uma plantinha para sua mãe cuidar e para tornar a casa dela mais bonita? A paixão pelo cultivo de flores e plantas cresceu consideravelmente durante a pandemia. Além de ser um gesto muito carinhoso. Mas, não vale “buquês” ou “rosas”, tá bem? Tem que ser algo que possa ser cultivado. Em Aracaju é possível encontrar boas lojas que vendem plantas. Uma delas é a Plantique. Conheça no Instagram @plantique.aracaju

3- Cosmético sempre é uma boa opção de presente, não é? Então, que tal fazer diferente esse ano e presentear a tua mãe com algum cosmético artesanal? Existem algumas boas opções no mercado aracajuano de produtos cosméticos ecológicos, feito à mão, de produção local, com produtos naturais. Uma delas é o @ateliemariamangabeira no Instagram. Aproveite!

4 - Compre de outras mães empresárias. Existem diversas lojas em Aracaju que são lideradas por mães. Elas precisam do teu apoio. Você pode ajudar essa mãe comprando dela um presente para a sua mãe. Experimente conhecer a @useplena, também no Instagram.

5 - A quinta forma de presentear a sua mãe é dando algo que a incentive a mudar ou a adotar um novo hábito que seja sustentável. Exemplos: copo retrátil reutilizável para ela levar para todos os lugares e parar de usar descartável - existem uns bem lindos; kit com removedor de maquiagem de pano reutilizável; caneca personalizada; entre outros. Use a sua criatividade!

Por fim, DICA EXTRA: opte também por uma embalagem de presente sustentável (ou até mesmo sem). Utilize sacolas de papel, ou até mesmo jornal envolvendo o presente, e embalado com cordão. Fica bem legal e criativo.

Mais Notícias de Consciência Limpa
Foto: Pexels
07/11/2022  07h20 Coletor menstrual: uma alternativa sustentável para pessoas que sangram
Ascom/Breno Garibalde
05/06/2022  15h33 “Precisamos enxergar o meio ambiente como prioridade", diz vereador Breno Garibalde
Pixabay/Ilustrativa
11/01/2022  12h21 Vegano até que ponto? Saiba como identificar e diferenciar produtos
Segunda sem Carne: confira 5 dicas de perfis com receitas vegetarianas
06/12/2021  12h40 Segunda sem Carne: confira 5 dicas de perfis com receitas vegetarianas
Projeto Azahar recupera 12 hectares de Mata Atlântica e planta mais de 10 mil mudas
17/07/2021  09h00 Projeto Azahar recupera 12 hectares de Mata Atlântica e planta mais de 10 mil mudas

Blogs e Colunas
Consciência Limpa
Consciência Limpa

Lais Oliveira de Melo, jornalista diplomada, pós-graduanda de MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atualmente repórter do Jornal da Cidade e blogueira em Consciência Limpa. Premiada em 2018 no Prêmio Setransp com a terceira melhor reportagem de veículo impresso. Trabalhou por cinco anos no marketing digital de uma empresa de turismo e participou de um programa de estágio no F5 News.

E-mail: demelo.lais@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado