Educação Ambiental Infantil | Consciência Limpa | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação Ambiental Infantil
É preciso, mais do que nunca, inserir as crianças no contexto de sustentabilidade dentro e fora de casa
Blogs e Colunas | Consciência Limpa 19/12/2020 12h48

Você já deve ter ouvido por aí a seguinte frase: as crianças de hoje serão os adultos de amanhã. Curta e objetiva, ela traz uma série de reflexões, sobretudo quando o assunto é sustentabilidade, meio ambiente, crise climática, etc. Eu, por exemplo, não me lembro de ter tido uma conversa sequer com os meus pais sobre a temática durante toda a minha infância.

Na escola, ouvi falar em aquecimento global na matéria de ciências e biologia, estudei sobre fotossíntese e mais uma série de assuntos sobre meio ambiente, mas, nada daquilo me trouxe o que eu realmente precisava: que era ter consciência sobre a importância da minha ação individual em prol do coletivo. Os educadores da minha época estavam preocupados em cumprir o cronograma didático, e não em nos transformar em crianças compromissadas com o planeta.

Até hoje, infelizmente, falta educação ambiental nas escolas, e acima disso, falta educação ambiental nos lares. Como teremos adultos mais preocupados, orientados e conscientes dessa forma? Felizmente, assim como eu, muitos jovens adultos e adolescentes com acesso à informação de qualidade estão se sensibilizando e buscando alternativas para a mudança. Inclusive, a maioria das pessoas veganas que eu conheço, têm entre 15 a 20 anos de idade. Isso é um grande passo diante da situação urgente em que nos encontramos, mas, ainda está muito, muito, distante do desejável.

A palavra sustentabilidade deriva do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar. A partir disso, o conceito de sustentabilidade engloba um conjunto de ações humanas que possam garantir o futuro dessa e das demais gerações. Portanto, uma forma de transformar esse conceito, que é tão necessário, em parte da nossa vida, é incluindo ele no universo das crianças, por meio das ações efetivas.

Criança replica aquilo que ela escuta e vê dentro de casa, no ceio familiar. O comportamento dos pais é um grande espelho de exemplo para os filhos. Portanto, antes de começar a falar sobre criança e sustentabilidade, é preciso salientar que você, papai, mamãe, titia, titio, priminha, priminho, dinda ou dindo, também deve começar a repensar seus atos diários, afinal, somos todos corresponsáveis. E, quem não quer ter uma criança, posterior adolescente e adulto, mais consciente dentro de casa?

Para isso, você precisa dar o primeiro exemplo. Sem essa de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Se você, adulto, ainda não adota ações e atitudes sustentáveis, isso não será repassado para a criança e não terá como cobrar dela nesse sentido. Mas, calma, o processo pode sim ser mútuo.

Como incluir na rotina

Além de por a temática em discussão dentro de casa, fazendo com que a própria criança reflita, questione se interesse, e traga pensamentos, insights ou até mesmo conhecimento para os próprios adultos, os responsáveis devem também levar os ensinamentos para a prática.

É possível fazer isso durante as brincadeiras, nas atividades diárias, nas obrigações de higiene, na alimentação. Eu lembro que eu era uma criança nada exemplar, já que minha mãe vivia reclamando que eu deixava as luzes acesas ou torneiras abertas desnecessariamente. Mas, ela reclamava porque pesava no bolso dela, e não porque estava preocupada com desperdício de água ou energia. Por isso, ela nunca buscou formas lúdicas de me conscientizar acerca da questão. Na sua casa isso pode passar a ser diferente. Ao invés de ser o pai ou mãe que reclama o tempo inteiro por algo que deveria ser básico e automático, conscientizando essa criança desde cedo tudo fluirá melhor.  

Mas então, o que podemos fazer para contribuir por uma educação ambiental das crianças que convivemos?

  1. CONVERSANDO. Durante a pandemia, os pequenininhos demonstraram que são sim capazes de entender situações difíceis. Os pais ou responsáveis só precisaram ter um pouco de paciência para conversar sobre tudo o que está acontecendo no mundo. Portanto, elas têm sim capacidade de entender sobre a situação do meio ambiente, que é tão grave e urgente quanto. Converse com ela sobre isso, sobre como somos co-dependentes, como estamos interligados, e como a falta de uma determinada espécie de animal pode afetar e desestabilizar todo um ecossistema. Aponte os motivos que levam os animais à extinção, e mostre para a criança que isso tudo é culpa das ações de exploração dos seres humanos sobre o planeta Terra, e que precisamos agir se quisermos nos manter a salvo. Além das conversas, das brincadeiras, você pode assistir filmes sobre a temática, e existem filmes infantis fantásticos que fazem até os adultos refletirem. Leia livros sobre sustentabilidade com ela.
  2. Não tornando-o consumista. Pois é, hoje em dia, crianças bem novinhas, de oito, nove anos de idade, já estão bastante consumistas, querendo novos brinquedos o tempo inteiro quando não há necessidade, e querendo roupas novas a todo instante. Muitas vezes, para suprir determinadas lacunas, o pai ou mãe acaba cedendo. Eu tenho uma sobrinha de 11 anos que estava chorando porque a mãe dela disse que não poderia dar roupa nova para o natal esse ano. Inclusive, isso me chamou bastante atenção. Portanto, uma dica excelente que eu te dou é: determina um dia de doação. Faça a criança escolher brinquedos, roupas, livros, objetos em geral, que eles não utilizam mais com tanta frequência, e faça doação. Excesso de brinquedo não é legal. Para que coleção de bonecas, barbies, carrinhos, se a maioria não será utilizada? Isso gera impacto tanto financeiro como sustentável, e estimula consumo.
  3. Tornando-o responsável por alguma ação sustentável dentro de casa. Você pode deixar a criança responsável por exemplo, pela coleta seletiva, que tal? É algo simples de ensinar e fácil de aprender. Ele só vai precisar separar plástico e papel, ou qualquer embalagem e objeto que possa ser reciclado na sua cidade, e higienizar. Se no lugar onde você mora já tem um sistema de coleta seletiva, isso vai ser mais fácil para a criança. Provavelmente ela vai ter um local certo dentro de um condomínio ou próximo de casa para deixar os reciclados. Caso não tenha isso onde você mora, e o material precise ser devidamente destinado em local mais distante de casa, você pode escolher um dia da semana para ir com a criança fazer isso. Ou até mesmo chamar alguma determinada cooperativa para recolher.
  4. Transformando o ambiente/lar num local educativo. Que tal colocar imagens dos super heróis favoritos dela em locais estratégicos para lembrá-la de apagar a luz e de fechar a torneira, por exemplo? Toda as vezes que a criança tiver escovando os dentes, ela vai se deparar com a imagem do seu personagem favorito dizendo: “Por favor, feche a torneira enquanto tiver escovando os dentes, e lembre de certificar que estão fechadas ao final”. O mesmo se aplica no banho, enquanto ensaboa. Pode até mesmo transformar o banho numa diversão à parte, como, por exemplo, estipular recorde de tempo mínimo a cada banho. Nos interruptores de luz você pode também colocar heróis favoritos com a mensagem: “Olha o desperdício, apague a luz quando sair daqui”. Vai ser divertido, lúdico e educativo. Aiai, fiquei até com vontade de ter criança em casa para poder fazer isso.
  5. Mantendo a alimentação saudável. Isso fará bem não só para a criança, né? Optar por alimentos orgânicos é uma oportunidade de manter a alimentação saudável além de contribuir positivamente com o meio ambiente, já que se trata de alimentos produzidos sob menor impacto ao solo, respeitando as estações, e sem utilização de venenos. Mostre para essa criança a diferença de um alimento orgânico dos demais. Ainda no que diz respeito à alimentação, também é possível, nesse momento, ter uma atenção especial para produtos que estão embalados em material que não pode ser reciclado, mostrando para a criança a importância de consumir aquilo que oferece embalagem reciclável, ou que simplesmente não vem acompanhado de embalagem nenhuma. Quanto mais pudermos reduzir produção de lixo, melhor.

Extra: Ensine desde cedo a criança a utilizar copo reutilizável, bem como a recusar em bares e restaurantes canudos plásticos e copos descartáveis. Algumas crianças acham bonitinho e divertido beber em copo de vidro com canudo, mas, isso acontece se ele não tiver conhecimento sobre o impacto do canuco.

Dica final importantíssima: coloque as ações em prática o quanto antes!

 

 

Mais Notícias de Consciência Limpa
Foto: Pexels
07/11/2022  07h20 Coletor menstrual: uma alternativa sustentável para pessoas que sangram
Ascom/Breno Garibalde
05/06/2022  15h33 “Precisamos enxergar o meio ambiente como prioridade", diz vereador Breno Garibalde
Pixabay/Ilustrativa
11/01/2022  12h21 Vegano até que ponto? Saiba como identificar e diferenciar produtos
Segunda sem Carne: confira 5 dicas de perfis com receitas vegetarianas
06/12/2021  12h40 Segunda sem Carne: confira 5 dicas de perfis com receitas vegetarianas
Projeto Azahar recupera 12 hectares de Mata Atlântica e planta mais de 10 mil mudas
17/07/2021  09h00 Projeto Azahar recupera 12 hectares de Mata Atlântica e planta mais de 10 mil mudas

Blogs e Colunas
Consciência Limpa
Consciência Limpa

Lais Oliveira de Melo, jornalista diplomada, pós-graduanda de MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atualmente repórter do Jornal da Cidade e blogueira em Consciência Limpa. Premiada em 2018 no Prêmio Setransp com a terceira melhor reportagem de veículo impresso. Trabalhou por cinco anos no marketing digital de uma empresa de turismo e participou de um programa de estágio no F5 News.

E-mail: demelo.lais@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado