Segunda sem Carne: confira 5 dicas de perfis com receitas vegetarianas | Consciência Limpa | F5 News - Sergipe Atualizado

Segunda sem Carne: confira 5 dicas de perfis com receitas vegetarianas
É possível preparar o próprio cardápio sem alimentos de origem animal de forma simples, econômica e saudável
Blogs e Colunas | Consciência Limpa 06/12/2021 12h40

 

Você talvez já tenha ouvido falar sobre o Movimento Segunda Sem Carne. Uma campanha que incentiva a redução do consumo de carne que começou no Brasil no ano de 2009, e conta inclusive, com apoio do Ministério da Saúde, no Guia Alimentar para a População Brasileira. 

O movimento pensa não só em melhorar a saúde pública, mas também em reduzir os impactos negativos causados pela alimentação dos seres humanos ao meio ambiente. 

Afinal de contas, um dia na semana sem o consumo de carnes de origem animal pode gerar economia de 3.400 litros de água por dia, o que equivale a cerca de 26 banhos de 15 minutos, conforme dados da Sociedade Brasileira Vegetariana. Além disso, em apenas um dia podem ser reduzidos 14kg de CO2 na atmosfera.

Esses são os impactos positivos que um dia na semana sem carne pode trazer ao meio ambiente, no entanto, segundo o movimento, há também inúmeros benefícios para a saúde da população, como: diminuição do risco de diabetes, auxílio no controle do peso, diminuição do risco de infarto e outras doenças cardiovasculares, além da redução do risco de algum tipo de câncer, como o de intestino grosso. 

O que está esperando para aderir ao movimento? Bom, talvez você não saiba muito bem por onde começar, ou o que comer às segundas-feiras. Pensando nisso, trago aqui algumas dicas de perfis de influenciadores digitais e produtores de conteúdo do Instagram, que compartilham diariamente receitas de comidas maravilhosas que não levam nada de origem animal nos ingredientes. Confira abaixo:

@naocomosoalface

O perfil da sergipana Luiza Allan, ou alfacinha como é carinhosamente chamada pelos seguidores, é repleto de receitas maravilhosas, fáceis e acessíveis. Essa pode ser a sua oportunidade de se conectar melhor com o preparo do alimento, e provar novos sabores. 

@veggui 

Guilherme Lima é um vegetariano que também trabalha na internet compartilhando diversas receitas maravilhosas. Eu já fiz várias dele e, posso afirmar, ele nunca erra. Siga o passo a passo, porque dá muito certo. Inclusive, já estou preparando meu cardápio para o final de ano, onde também quero comer de maneira mais sustentável. Entrar o ano de #ConsciênciaLimpa e pá!

@veganaracaju

Mais um perfil local que bomba nas receitinhas veganas. De receita brasileira à japonesa, a página traz muitas opções de cardápio para uma #SegundaSemCarne 

@conscienciaviva

Neste perfil de Instagram você pode encontrar algumas dicas de receitas bem interessantes. Clau Berrocoso ensina até a fazer iogurte natural. As receitas não são o foco do perfil, mas, quando sai, vem sempre acompanhado de muito sabor natural. 

@veganoperiferico 

Muito se fala que veganismo é coisa de gente “rica”, e que se trata de um movimento elitista. Mas, o perfil @veganiperiferico veio para provar que isso é uma verdadeira falácia. Entra nesse IG e veja o tanto de combinação para almoço que ele disponibiliza, com itens que compõem a cesta básica brasileira, sem mais. Vale muito!! 

Esses são os cinco perfis que eu sigo, me identifico e indico para vocês. Não! Não precisa almoçar em um restaurante vegano ou vegetariano às segundas-feiras por causa do movimento. Você pode preparar seu próprio alimento de uma maneira simples, saudável e econômica, em casa. E ainda bem que conteúdo sobre isso, não falta, como podem ver! Se joguem, faz uma receita que chamou atenção, posta e marca o @ do criador da receita, do movimento da segunda sem carne, e do Consciência Limpa que te incentivou a experimentar. Um pouco de biscoito às vezes é necessário, haha! 

Mais Notícias de Consciência Limpa
Foto: Pexels
07/11/2022  07h20 Coletor menstrual: uma alternativa sustentável para pessoas que sangram
Ascom/Breno Garibalde
05/06/2022  15h33 “Precisamos enxergar o meio ambiente como prioridade", diz vereador Breno Garibalde
Pixabay/Ilustrativa
11/01/2022  12h21 Vegano até que ponto? Saiba como identificar e diferenciar produtos
Projeto Azahar recupera 12 hectares de Mata Atlântica e planta mais de 10 mil mudas
17/07/2021  09h00 Projeto Azahar recupera 12 hectares de Mata Atlântica e planta mais de 10 mil mudas
Foto: Cedida ao Consciência Limpa
12/07/2021  08h39 Confira o Guia da Gastronomia Sustentável em Aracaju, com sete dicas de restaurantes

Blogs e Colunas
Consciência Limpa
Consciência Limpa

Lais Oliveira de Melo, jornalista diplomada, pós-graduanda de MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atualmente repórter do Jornal da Cidade e blogueira em Consciência Limpa. Premiada em 2018 no Prêmio Setransp com a terceira melhor reportagem de veículo impresso. Trabalhou por cinco anos no marketing digital de uma empresa de turismo e participou de um programa de estágio no F5 News.

E-mail: demelo.lais@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado