Teoria dos 5 Rs da Sustentabilidade | Consciência Limpa | F5 News - Sergipe Atualizado

Teoria dos 5 Rs da Sustentabilidade
Aprenda cinco formas de reduzir a sua pegada ecológica
Blogs e Colunas | Consciência Limpa 28/04/2021 17h08 - Atualizado em 14/05/2021 10h10

Sempre venho batendo na tecla de que precisamos buscar por mudanças das nossas atitudes e comportamentos atuais, visando uma melhor relação com o meio ambiente. Mas, existem pessoas que ainda devem se perguntar “o que deve ser feito” para que essa mudança de fato aconteça, e sei que para muitos não é nada fácil esse caminho. Afinal, é um trabalho diário e de renúncia. No entanto, tendo consciência da necessidade e a vontade de mudar, você só precisa colocar em prática. A teoria dos 5 Rs da Sustentabilidade pode ter ajudar nisso.

São cinco ações que nós podemos (e devemos) adotar para reduzirmos a nossa pegada ecológica e as consequências das nossas atitudes sobre o planeta. Confira abaixo:

1. Repensar

O “R” de repensar serve para que você reflita sobre seus hábitos atuais e as práticas de consumo, e sobre como elas servem apenas para satisfazer a lógica de mercado e fortalecer o capitalismo. Seguindo o padrão que fomos ensinados a viver, o ambiental sempre aparece em último lugar, quando deveria ser a primeira preocupação. Portanto, repense. 

2. Reduzir

Inseridos no contexto social, cultural, político e econômico ao qual vivemos, estamos acostumados a consumir cada vez mais, a estocar, desperdiçar e comprar até mesmo aquilo que não precisamos. Portanto, o ato de reduzir é um dos principais entre os 5 Rs da sustentabilidade. É preciso reduzir esse consumo, bem como reduzir o uso de itens de grande impacto ao meio ambiente, como plásticos e descartáveis (os verdadeiros vilões do meio ambiente) e reduzir a produção de lixo, combatendo o desperdício.

3. Recusar

A partir do momento em que dizemos não para empresas, alimentos, produtos, que prejudicam a nossa saúde e não estão em conformidade com aquilo que integra o meio ambiente de maneira saudável, estamos combatendo o capitalismo. E combater o capitalismo é trazer as questões ambientais e sociais para o centro das discussões. Portanto, recuse as sacolas plásticas, os copos descartáveis, os canudos plásticos, aos alimentos com agrotóxicos, sempre que puder.

4. Reutilizar

Acompanhado do “recusar”, reutilizar é a melhor saída para quem está buscando uma vida equilibrada com o meio ambiente. Trocar itens de uso único para aqueles reutilizáveis é praticamente um ato político. Estamos acostumados a descartar itens quando eles quebram, sem antes mesmo parar para analisar se ele não pode ser consertado ou se não há outra função para aquele objeto. Isso porque não pensamos no impacto que ele pode gerar, quando é jogado no lixo – local que não existe, já que os objetos permanecem dentro do planeta, na natureza, gerando consequências drásticas para o ecossistema, seja em lixões e aterros, contribuindo para a emissão de CO2 na atmosfera, ou indo parar nos oceanos.

5. Reciclar

Ao separar seu lixo e destinar para a reciclagem, você estará ajudando a diminuir o uso de recursos naturais, pois aquele produto será reinserido na cadeia produtiva para que seja processado e transformado em um novo produto. Além disso, você também estará contribuindo para que milhares de famílias que trabalham com reciclagem tenham renda. (Para aprofundar melhor sobre como fazer coleta seletiva e a sua importância, clique aqui).

Mais Notícias de Consciência Limpa
Projeto Azahar recupera 12 hectares de Mata Atlântica e planta mais de 10 mil mudas
17/07/2021  09h00 Projeto Azahar recupera 12 hectares de Mata Atlântica e planta mais de 10 mil mudas
Foto: Cedida ao Consciência Limpa
12/07/2021  08h39 Confira o Guia da Gastronomia Sustentável em Aracaju, com sete dicas de restaurantes
Foto: Laís de Melo
20/06/2021  13h02 Manguezais: degradação reflete nos oceanos e em todas as espécies vivas
Foto: Ilustrativa/Pixabay
02/05/2021  09h00 Dia das mães: aprenda 5 formas sustentáveis de presentear
Foto: Reprodução Casa Aho
22/04/2021  06h00 10 Dicas de negócios sergipanos de produtos naturais e sustentáveis

Blogs e Colunas
Consciência Limpa
Consciência Limpa

Lais Oliveira de Melo, jornalista diplomada, pós-graduanda de MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atualmente repórter do Jornal da Cidade e blogueira em Consciência Limpa. Premiada em 2018 no Prêmio Setransp com a terceira melhor reportagem de veículo impresso. Trabalhou por cinco anos no marketing digital de uma empresa de turismo e participou de um programa de estágio no F5 News.

E-mail: demelo.lais@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.