2020: Um ano que merece ser esquecido?
Não esqueça o seu passado; trabalhe o passado e o futuro com Planejamento
Blogs e Colunas | Diego da Costa 28/12/2020 17h25

Chegou a última semana do ano da pandemia, do uso de máscara, de lavar as mãos e usar álcool em gel. Como 2020 ficou marcado na sua vida, nas nossas vidas? A certeza que tenho é que foi um ano de muitos desafios. Apareceu o desafio de ficarmos distantes de pessoas que amamos, nossos amigos, parentes, irmãos.

No trabalho, muitas, centenas, milhares de pessoas reinventaram o seu dia-a-dia profissional. O que você aprendeu com este ano? Eu aprendi que, na verdade, não sabemos de nada, que é preciso amar o próximo, mesmo à distância, que o tempo é o caminho para ter êxito. Aprendi muitas coisas. O que você aprendeu? Você guarda alguma raiva, algum rancor de 2020? Não faz isso! Sabe por quê?

Você tem a possibilidade de ter “O ANO À FRENTE - 2021”. Neste artigo simples vou ajudar você a realizar o seu planejamento do próximo ano. Vamos juntos? O que é isso? O planejamento vai lhe ajudar a analisar o seu 2020 e pensar o 2021 que você tem pela frente. Então você me pergunta: 'Diego, por que eu deveria fazer isso?'. Planejar é um bom hábito e vai ajudar você a identificar seus sucessos e mágoas e a entender tudo que pode acontecer em apenas um ano. Aprendendo com o passado você pode planejar o seu futuro de forma a não repetir os mesmos padrões e poder sentir, efetivamente, o controle da sua própria vida.

Nova pergunta: 'Diego, do que eu preciso?'. Minha resposta: Você tem duas opções, a primeira opção é fazer sozinho, você vai precisar de um bom tempo para fazer esse exercício. A segunda opção é realizar em grupo de pessoas (2 a 10) inspiradas, neste caso, para o planejamento do seu trabalho. Vamos começar? Prepare-se, coloque uma música relaxante, prepare uma bebida que você gosta, livre-se de todas as suas expectativas, comece quando estiver pronto.

1. Faça um belo trabalho com o ano passado, revisando a sua agenda, semana por semana, dia a dia. Caso você observe um evento, encontro, reunião ou tarefa importante, anote. O que você fez nas áreas de: Carreira, Saúde e Energia, Relacionamentos e Conexão com o Criador? Ah, lembre-se de anotar a sua lista de desejos realizados em 2020. Tranquilo?

2. Chegou o momento de completar seis frases sobre o ano que passou. Vamos lá? 1ª) A decisão mais sábia que eu fiz... 2ª) A maior lição que aprendi... 3ª) O maior risco que eu enfrentei... 4ª) A maior surpresa do ano... 5ª) A coisa mais importante que fiz pelos outros... 6ª) A maior coisa que completei/finalizei...

3. Agora o momento de responder a seis perguntas sobre o ano que passou. Você responderia? 1ª) Do que você está mais orgulhoso(a)? 2ª) Quais são as três pessoas que mais lhe influenciaram? 3ª) Quais são as três pessoas que você mais influenciou? 4ª) O que você não foi capaz de alcançar? 5ª) Qual foi a melhor coisa que descobriu em você mesmo? 6ª) Qual a coisa pela qual você está mais grato(a)?

4. Os seus melhores momentos: Descreva os momentos mais agradáveis, alegres e marcantes de 2020. Escreva-os na sua folha de papel. Como você se sentiu? Quem estava com você? O que você estava fazendo? Quais os cheiros, sons e sabores de que você consegue lembrar? Vai lá!

5. Vamos escrever agora sobre Realizações e Desafios. Liste os seus três maiores sucessos. O que você fez para alcançá-los? Quem lhe ajudou a alcançá-los? Como? Liste os três maiores desafios enfrentados este ano. Quem ou o que lhe ajudou a superar estes desafios? O que você aprendeu sobre você mesmo enquanto os superava?

6. PERDÃO. Aconteceu algo durante 2020 que ainda precisa ser perdoado? Ações ou palavras que lhe fizeram mal? Ou você está com raiva de si mesmo? Escreva nas suas anotações. Faça um bem a si mesmo e pratique o perdão. Lembre-se: Se você não está pronto(a) para perdoar, escreva de qualquer forma. Isso pode fazer maravilhas.

7. Deixando partir. Existe algo a mais que você precise dizer? Quais são as coisas das quais você precisa se libertar para que possa começar 2021? Desenhe ou escreva. Analise cada uma delas e então deixe-as partirem.

8. Finalizando a análise de 2020: Defina o ano em três palavras. O Livro/Filme de 2020, foi feito um livro/filme do seu ano? Escreva um título para este livro/filme. Adeus ao ano que acaba. Se ainda há algo que você precisa escrever, ou se há alguém que você gostaria de dar adeus, faça isso hoje, agora.

Pronto, 2020, o ano passado está completo. Você acaba de concluir a primeira parte. Respire fundo. Descanse um pouco e... O ano à frente – 2021. Chegou o momento de planejar o próximo ciclo, planejar o próximo ano. Quero aqui registrar mais passos sobre este trabalho. Vamos continuar? O ANO À FRENTE:

1. SONHE ALTO: Como será o ano que está a sua frente? O que pode acontecer se tudo correr como esperado? Por que ele será ótimo? Escreva, desenhe, livre-se de suas expectativas e se permita sonhar.

2. Defina os aspectos mais decisivos do ano nas seguintes áreas: Carreira, Saúde e Energia, Relacionamentos e Conexão com o Criador. Quais acontecimentos serão mais importantes? Faça um breve resumo nestas áreas e em outras que você tenha mais interesse. Lembre-se de escrever a sua Lista de desejos.

3. Doze “Trios mágicos” para o ano que começa. 2021 promete! Vamos nessa? 1º) Três coisas que amarei sobre mim. 2º) Três coisas das quais estou pronto para me livrar. 3º) As três coisas que eu mais quero alcançar. 4º) Estas três pessoas serão meus pilares durante tempos difíceis. 5º) Me atreverei a explorar essas três coisas. 6º) Terei o poder de dizer não a estas três coisas. 7º) Três coisas que usarei para tornar meus ambientes mais agradáveis. 8º) Três coisas que farei todas as manhãs. 9º) Três coisas que usarei para me mimar regularmente. 10º) Três locais que irei visitar. 11º) Três formas que irei me conectar mais com as pessoas que amo. 12º) Com estes três presentes eu irei recompensar meus sucessos.

4. Seis frases sobre o meu próximo ano. 1ª) Este ano eu não procrastinarei mais em... 2ª) Este ano eu irei extrair energia de... 3ª) Neste ano, eu serei mais corajoso(a) quando... 4ª) Este ano eu direi sim quando... 5ª) Eu aconselho a mim mesmo para neste ano... 6ª) Este ano será especial pra mim por que...

5. Minha palavra para o ano que começa. Escolha uma palavra para simbolizar e definir o ano à sua frente. Isso lhe dará o poder de não desistir de seus sonhos e você pode contar com esta palavra caso você precise de energia extra. 

6. Desejo secreto. Agora é a hora de soltar sua mente e escrever. Qual o seu desejo secreto para o próximo ano?

Você acaba de concluir o planejamento do seu ano. Lembrei de um fato interessante. Ao final do seu planejamento deixe destacado que “EU ACREDITO QUE TUDO É POSSÍVEL ESTE ANO.” Coloque a data e a sua assinatura. Pode ser? Esta dinâmica ajudará você a ter um compromisso com o seu planejamento.

Fonte com alterações: yearcompass.com/br

Mais Notícias de Diego da Costa
Morre um líder, nasce uma lenda
30/11/2020  14h30 Morre um líder, nasce uma lenda
Foto: Arquivo pessoal
26/11/2020  10h07 Viver de decisão
O poder da Administração: ciência é fundamental para o sucesso
27/10/2020  10h02 O poder da Administração: ciência é fundamental para o sucesso
Então, VEREADOR, o que faz?
20/10/2020  17h19 Então, VEREADOR, o que faz?
X motivos pelos quais inovação é a mudança em ação
16/09/2020  14h30 X motivos pelos quais inovação é a mudança em ação

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, Especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, Conselheiro Federal de Administração representando Sergipe, Diretor de Tecnologia do Sergipe Parque Tecnológico, Associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Consultor e Mentor.

E-mail: diego.costa@crase.org.br

E-mail: diego.costa@crase.org.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.