A vida gira como uma “roda”? | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

A vida gira como uma “roda”?
Ferramenta de Coach para planejar 2020
Blogs e Colunas | Diego da Costa 02/12/2019 09h50 - Atualizado em 02/12/2019 10h15

Na condição de administrador e coach estou trabalhando com grupos via Whatsapp para pensar e iniciar o planejamento 2020. Quero compartilhar uma ferramenta que modelei para iniciar o processo, ok? A Ferramenta é a famosa “Roda da Vida”. Você conhece? Acabei desenvolvendo essa ferramenta com base na Roda da Vida tradicional, no Mapa de Autoavaliação Sistêmica  (MAAS) do Paulo Vieira, a Roda da Vida Épica  do Wendell Carvalho e outros métodos ligados a gestão e produtividade. Vamos iniciar?

COMO PREENCHER a RODA da VIDA?

A Roda da Vida é uma ferramenta de avaliação e compreensão do seu Estado Atual em quatro principais áreas da sua vida: CARREIRA, SAÚDE E ENERGIA, RELACIONAMENTOS e CONEXÃO COM O CRIADOR.

  1. CARREIRA – a área que trabalha a sua vida profissional e deve ser dimensionada pelo nível de reconhecimento recebido de colegas e superiores e pelos resultados concretos e palpáveis gerados, como promoções, ofertas de novos trabalhos e/ou crescimentos dos rendimentos pessoais e da empresa que você tem ou trabalha. A CARREIRA está dividida em: CONHECIMENTO – CPC (CRESCIMENTO PESSOAL CONTÍNUO) – aqui está a sua disposição para quebrar os próprios paradigmas intelectuais e aprender coisas novas, nível de desempenho em cursos e treinamentos, tempo dedicado a leituras, palestras, debates, áudios e videoaulas;
  2. RECURSOS FINANCEIROS – aqui está a sua relação com o dinheiro. Não é apenas quanto você ganha, também o quanto você gasta, poupa, investe e doa. Como está o seu patrimônio e seus investimentos x dívidas, suas contas a pagar;
  3. REALIZAÇÃO E PROPÓSITO – aqui você vai avaliar a sua atividade profissional de forma profunda. Você trabalha com o que realmente gosta? Existe propósito conectado com a sua atividade profissional?
  4. SAÚDE E ENERGIA – essa área da sua vida é muito importante. Retrata o estado de sua saúde física atual a partir dos aspectos: DISPOSIÇÃO – aqui você vai avaliar a sua energia efetiva, atividades físicas regulares, acorda com disposição? Qual é o seu nível de disposição? EQUILÍBRIO EMOCIONAL – aqui você vai marcar o seu equilíbrio com você mesmo. O seu controle emocional, a qualidade dos seus pensamentos e sentimentos cotidianos, a sua alegria em viver a vida, o seu entusiasmo em lidar com os seus desafios do dia a dia; CUIDADOS PESSOAIS – aqui a análise é sobre seus exames clínicos em dia, ausência (ou controle), como está a sua alimentação? Quando você se olha no espelho, gosta do corpo que vê?
  5. RELACIONAMENTOS – aqui você vai analisar a qualidade de de todos os seus relacionamentos com os seus parentes, conjugal, filhos, social. É uma área da vida fundamental para melhorar a sua vida e equilibrar todos os caminhos. AMOROSO – Aqui está o nível de afetividade, carinho, amor, sexo, respeito, compreensão, dedicação, diálogo, companheirismo, lealdade, harmonia e tempo de qualidade dedicado ao (a) seu(sua) parceiro(a); PARENTES – aqui é definido a qualidade de vida e harmonia com que existe com a sua família (pais, irmãos, tios, sobrinhos,...) – na ausência destes considere os mais próximos. Relação de amor, harmonia, afeto, carinho, confiança, respeito às diferenças, limites e perdão. AMIGOS – Como está o seu relacionamento social? A profundidade, intimidade, confiança e maturidade das amizades e relações sociais. Os seus amigos o ajudam a ser uma pessoa melhor ou bloqueiam o seu desenvolvimento? Esse pilar também é dedicado ao tempo que você usa de lazer e celebração com os amigos, aos hobbies e a conhecer pessoas e lugares novos.
  6. CONEXÃO COM O CRIADOR – refere-se, principalmente, ao seu relacionamento com DEUS, seja qual for a sua religião. CONTRIBUIÇÃO SOCIAL – ajudar ao próximo sem esperar nenhum favor, nada em troca, nenhum pagamento, colocando o seu tempo, talento e dinheiro a serviço de outras pessoas. Como está o seu SERVIR? LEGADO – Neste espaço cabe uma reflexão bem interessante. A reflexão do velório. Conhece? Então, imagine você no seu próprio velório. O que as pessoas estariam falando ao seu respeito? Falariam do seu legado. Cuide bem desta área e será exemplo para todos os seus descendentes, amigos, conhecidos; RELAÇÃO COM DEUS – Na verdade este pilar diz respeito ao seu tempo dedicado à sua espiritualidade e às orações, com intimidade e fé em Deus.

Sobre as NOTAS:

Nota igual ou menor que 5: mostra que aquele pilar está muito ruim, crítico, prejudicando consideravelmente as outras áreas.

Nota 6 ou 7: Merece atenção, já representa algum prejuízo para os outros pilares.

Nota 8 ou 9: Significa que você está com um bom desempenho naquela área.

Nota 10: Significa que você está vivendo este pilar na sua plenitude.

É indispensável que você avalie cada pilar com sinceridade. Atribuir uma nota que não condiz com os critérios estabelecidos é sabotar o processo e você. Como você vai progredir na área da vida se não tiver clareza de onde se encontra?

Sobre as cores: Se você achar interessante comece colorindo a sua RODA DA VIDA. É muito bacana e visual! CARREIRA – AMARELO; SAÚDE E ENERGIA – VERMELHO; RELACIONAMENTOS – AZUL; CONEXÃO COM O CRIADOR – VERDE.

Vamos lá! Preencher a RODA DA VIDA com a data de hoje (nos três quadrados ao lado no título RODA DA VIDA) e daqui a dois meses, em média, refazer. Pode contar comigo para ajudar no preenchimento. Vamos lá?

 

Diego da Costa

Instagram @diegodacosta_dc

Whatsapp: (79)9 9177-4545

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado