Administrador Estoico | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Administrador Estoico
O estoicismo é uma filosofia que precisa ser trabalhada por todos. Boa leitura!
Blogs e Colunas | Diego da Costa 07/07/2020 09h45 - Atualizado em 07/07/2020 09h48

O texto a seguir foi a leitura estoica que fiz neste momento:

“Ó, mortais, aonde ides com tanta pressa? O que vos atormenta? Por que ides nesta e naquela direção, desgostosos, como homens cegos? Andais pelo caminho errado e vos esqueceis do que é certo. Buscai a prosperidade e a felicidade no lugar errado, onde não se encontram; e não credes naqueles que vos mostra onde de fato estão. Por que procurais em coisas exteriores? Pois não estão no corpo (...) nem na riqueza: se não credes em mim, vede Creso, contemplai a riqueza da era hodierna, o quão cheia de lamentação é a vida. A felicidade não reside no poder; do contrário, todos aqueles que foram cônsules duas ou três vezes seriam felizes, mas não o são.”
Epiteto, Discursos, 3.22.2.

Como ser um profissional estoico? A partir desse texto do filósofo, escravo e grego Epiteto, nota-se claramente a necessidade de mudança comportamental no modo de encarar a vida profissional e pessoal. Como estão os seus estados emocionais? O que está acontecendo hoje na sua carreira? Como você cuida da sua saúde? Seus relacionamentos são proveitosos ou apenas em uma “única mão”? Qual o momento em que você busca a conexão com Deus, com o Criador, com Algo Maior? Percebe que na maioria das vezes estamos correndo atrás de algo, com um ritmo tão acelerado, e não sabemos o que realmente é. Quantas pessoas não estão doentes hoje por não dedicarem um tempo para cuidar delas mesmas? Você, eu, todos nós estamos colhendo hoje o que plantamos no passado.

O estoicismo é uma filosofia excelente e uma base forte para entender que não controlamos tudo e nem todos. Controlamos nossas emoções, nossos sentimentos, o que escutamos, o que aceitamos como verdade. Simples assim. Você conhece a oração da serenidade? A oração estoica? Leia:

“Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que eu não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir umas das outras.”

É isso. Os profissionais de Administração, os administradores, os técnicos, os tecnólogos, os mestres e os doutores, todos necessitam desenvolver sentidos estoicos para melhorar seu desempenho pessoal e profissional. Gostaria de apresentar neste texto três palavras que a filosofia estoica trabalha bem demais. A primeira é a ataraxia, nada mais do que a capacidade de estar e se manter “sereno” no meio do “caos”, entendendo a oração da serenidade colocada acima; a segunda é prosoche, exercitar a atenção plena. Na atualidade, estamos com uma sociedade conectada demais com seus celulares, tablets e computadores, perdendo foco e mudando a sua atenção todos os dias. A terceira palavra é aphateia, que significa paixão, gosto de usar a palavra amor para expressar o que sinto com relação ao meu trabalho, só que a filosofia estoica traz a aphateia para o foco do que é preciso sentir para ter uma carreira de sucesso e resultados financeiros incríveis.

Por fim, vale registrar que o estoicismo é uma filosofia positiva e apresenta bons resultados para o ser que coloca em prática esse pensamento, essa visão, esse sentimento, com o objetivo de resolver, e somente resolver, o que está ao controle de cada um. Torne-se um administrador estoico, seja um profissional estoico e entenda que a filosofia, que pode ser definida como o amor pelo conhecimento, foi e é a base da construção de todo conhecimento humano. É bom demais estudar a filosofia estoica. Leia mais sobre.

Para saber mais viste o meu instagram (@diegodacosta_dc), segue e faz contato comigo. Caso tenha interesse, pode ligar no meu celular ou mandar uma mensagem no whatsapp ou telegram (79) 99177-4545


Sou Diego da Costa administrador, especialista em marketing com MBA em gerenciamento de projetos pela FGV. Estoico e Cristão.

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado