Administrador Estoico | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Administrador Estoico
O estoicismo é uma filosofia que precisa ser trabalhada por todos. Boa leitura!
Blogs e Colunas | Diego da Costa 07/07/2020 09h45 - Atualizado em 07/07/2020 09h48

O texto a seguir foi a leitura estoica que fiz neste momento:

“Ó, mortais, aonde ides com tanta pressa? O que vos atormenta? Por que ides nesta e naquela direção, desgostosos, como homens cegos? Andais pelo caminho errado e vos esqueceis do que é certo. Buscai a prosperidade e a felicidade no lugar errado, onde não se encontram; e não credes naqueles que vos mostra onde de fato estão. Por que procurais em coisas exteriores? Pois não estão no corpo (...) nem na riqueza: se não credes em mim, vede Creso, contemplai a riqueza da era hodierna, o quão cheia de lamentação é a vida. A felicidade não reside no poder; do contrário, todos aqueles que foram cônsules duas ou três vezes seriam felizes, mas não o são.”
Epiteto, Discursos, 3.22.2.

Como ser um profissional estoico? A partir desse texto do filósofo, escravo e grego Epiteto, nota-se claramente a necessidade de mudança comportamental no modo de encarar a vida profissional e pessoal. Como estão os seus estados emocionais? O que está acontecendo hoje na sua carreira? Como você cuida da sua saúde? Seus relacionamentos são proveitosos ou apenas em uma “única mão”? Qual o momento em que você busca a conexão com Deus, com o Criador, com Algo Maior? Percebe que na maioria das vezes estamos correndo atrás de algo, com um ritmo tão acelerado, e não sabemos o que realmente é. Quantas pessoas não estão doentes hoje por não dedicarem um tempo para cuidar delas mesmas? Você, eu, todos nós estamos colhendo hoje o que plantamos no passado.

O estoicismo é uma filosofia excelente e uma base forte para entender que não controlamos tudo e nem todos. Controlamos nossas emoções, nossos sentimentos, o que escutamos, o que aceitamos como verdade. Simples assim. Você conhece a oração da serenidade? A oração estoica? Leia:

“Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que eu não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir umas das outras.”

É isso. Os profissionais de Administração, os administradores, os técnicos, os tecnólogos, os mestres e os doutores, todos necessitam desenvolver sentidos estoicos para melhorar seu desempenho pessoal e profissional. Gostaria de apresentar neste texto três palavras que a filosofia estoica trabalha bem demais. A primeira é a ataraxia, nada mais do que a capacidade de estar e se manter “sereno” no meio do “caos”, entendendo a oração da serenidade colocada acima; a segunda é prosoche, exercitar a atenção plena. Na atualidade, estamos com uma sociedade conectada demais com seus celulares, tablets e computadores, perdendo foco e mudando a sua atenção todos os dias. A terceira palavra é aphateia, que significa paixão, gosto de usar a palavra amor para expressar o que sinto com relação ao meu trabalho, só que a filosofia estoica traz a aphateia para o foco do que é preciso sentir para ter uma carreira de sucesso e resultados financeiros incríveis.

Por fim, vale registrar que o estoicismo é uma filosofia positiva e apresenta bons resultados para o ser que coloca em prática esse pensamento, essa visão, esse sentimento, com o objetivo de resolver, e somente resolver, o que está ao controle de cada um. Torne-se um administrador estoico, seja um profissional estoico e entenda que a filosofia, que pode ser definida como o amor pelo conhecimento, foi e é a base da construção de todo conhecimento humano. É bom demais estudar a filosofia estoica. Leia mais sobre.

Para saber mais viste o meu instagram (@diegodacosta_dc), segue e faz contato comigo. Caso tenha interesse, pode ligar no meu celular ou mandar uma mensagem no whatsapp ou telegram (79) 99177-4545


Sou Diego da Costa administrador, especialista em marketing com MBA em gerenciamento de projetos pela FGV. Estoico e Cristão.

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Canva/arquivo pessoal
24/01/2024  16h00 2024 comecou. Você já fez seu planejamento?
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado