Associação Tempos Brilhantes chega a Sergipe | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Associação Tempos Brilhantes chega a Sergipe
A inovação na educação é determinante para o sucesso escolar.
Blogs e Colunas | Diego da Costa 13/04/2022 17h40 - Atualizado em 13/04/2022 17h52

No último dia 12 de abril, terça-feira, a Federação das Escolas Particulares de Sergipe, em parceria com a Associação Tempos Brilhantes de Portugal, fez a apresentação do MAPIE — Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar - no auditório do Museu da Gente Sergipana.

Trata-se de um sistema que utiliza Inteligência Artificial para monitorar o percurso dos alunos ao longo do seu processo de ensino, sinalizando e gerando precocemente alerta de risco ao nível do insucesso e do abandono escolar.

A informação produzida permite elaborar precocemente diagnósticos e implementar intervenções que permitam inverter o trajeto de insucesso escolar.

Um projeto inovador que vem impactando centenas de escolas em Portugal e está disponível, com vários níveis de acesso e de informação, para os vários intervenientes no processo educativo, nomeadamente: professores, gestores, psicólogos, terapeutas, técnicos, investigadores e decisores políticos.

Estiveram presentes diversas autoridades que pensam a educação de nosso estado: como o Superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, José Ricardo Santana, o Vice-Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Rosalvo Ferreira Santos, a Secretária Municipal de Educação de N. Sra. do Socorro e Vice-presidente da Undime-SE, Josevanda Mendonça Franco, o Diretor do Colégio Amadeus e Presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Sergipe, Renir Silva Lima Damasceno, o Diretor de Relações Institucionais da Associação tempos Brilhantes de Portugal, Jorge Bastos, o Diretor Superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado Dias Filho, o Superintendente do Instituto Banese, Ézio Christhian Déda de Araújo, o Vice-presidente de Relações Institucionais da Universidade Tiradentes, Saumínimo da Silva Nascimento, o Fundador do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, Saulo Barreto, o Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Tiradentes Innovation Center, Marcelo Dosea e diretores escolares, o Diretor Técnico do SergipeTec, Diego da Costa, assessores técnicos e demais convidados.

O evento contou com uma demonstração presencial e ‘online’ desde Portugal, tendo finalizado com uma rodada de perguntas colocadas por alguns dos inúmeros participantes.

Renir Damasceno, Presidente da Federação Sergipana das Escolas Particulares, terminou o evento com a seguinte frase: “quem quer, faz. E temos muito interesse em fazer com que esta parceria seja um sucesso.”

No mesmo dia 12 de abril, Jorge Bastos e Diego da Costa estiveram no lançamento da publicação Sapiens Digital, livro organizado por professores da Universidade Federal de Sergipe com a participação de Paulo do Eirado. O lançamento aconteceu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Rurismo - Fecomércio, com a presença do presidente da Federação, Deputado Federal Laércio Oliveira (PP).

Já no dia 13 de abril, quarta-feira, foi assinado entre a Universidade Federal de Sergipe e a Associação Tempos Brilhantes de Portugal, um termo visando o desenvolvimento de investigação que permita a adequação dos indicadores preditores de risco do insucesso e abandono escolar à realidade sergipana, assim como para a avaliação de impacto da utilização deste inovador sistema. No mesmo dia, aconteceu uma importante reunião entre a Associação Tempos Brilhantes de Portugal e a equipe no Innovation Center. 

Todos os intervenientes responsáveis pela instalação e utilização do MAPIE nas escolas do Estado pretendem tornar Sergipe uma referência internacional, na inovação tecnológica educativa.
 

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado