CORONAVÍRUS – TENSÃO OU GESTÃO. | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

CORONAVÍRUS – TENSÃO OU GESTÃO.
O vírus mundial COVID-19 está mudando o modo como vivemos com a tensão e com a gestão.
Blogs e Colunas | Diego da Costa 19/03/2020 11h01 - Atualizado em 19/03/2020 13h42

Os números mostram uma realidade diferente no mundo. Estamos todos conectados e a informação cresce em uma velocidade nunca vista. Pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o Covid-19, morrem na China, Itália, Brasil e, também, em outros países do mundo. Vivemos um clima de muita tensão e pouca gestão. Não sou médico infectologista, enfermeiro, e não sou da área de saúde. Sou administrador e preciso falar sobre gestão neste momento. O gestor precisa entender a base “embrionária” de administrar que é: Planejar; Organizar; Comandar (Liderar); Coordenar; e Controlar.

Neste momento, muitos questionamentos aparecem com relação à doença, mortes, casos confirmados, descartados, leve gripe, falta de ar e tantas outras atividades. Afinal, o que é preciso fazer? É preciso gestão. Aqui entra a figura do profissional de administração, ser humano capaz de entender a ocasião e praticar a ciência no dia-a-dia.

No caso do COVID-19, que é hoje a pauta mundial, é imprescindível entender os processos, ferramentas e métodos necessários para hoje.

Planejar de forma rápida, executar o planejado, buscar melhorias com o processo de monitoramento e controle, voltar ao ciclo inicial é o segredo da gestão. Pode-se resumir no ciclo PDCA, tão famoso no mundo dos negócios. Plan (Planejamento), Do (Execução), Check e Act (Monitoramento e Controle). Simples assim? Não! Complexo mesmo. Resumindo: reuniões devem acontecer em pequenos espaços de tempo para que o combate ao vírus possa realmente acontecer.

A primeira reunião é a do Planejamento. Neste momento, a pauta deve ser clara, com foco no prazo, no que realmente é possível executar, pessoas em primeiro lugar. A segunda parte do processo é a Execução. Encontros diários com um tempo bem curto podem ajudar no alinhamento da comunicação e aprimoramento do plano de ação. O terceiro e o quarto momento podem acontecer em conjunto com as retrospectivas (tudo que aconteceu no período da execução) e uma revisão (pontos positivos e melhorias do processo), aqui é o momento de criar indicadores para aperfeiçoar o processo de gestão.

Naturalmente, a gestão precisa de comando, necessita ter uma liderança, aqui é onde encontramos o verdadeiro líder que vai comunicar com qualidade e clareza o andamento, o caminho, para alcançarmos a saúde e o fim desta pandemia mundial.

Líder facilitador, servindo o próximo, retirando as interrupções e diminuindo todos os problemas, cuidando de perto dos riscos, desenvolvendo as equipes de trabalho. Afinal, é preciso sair da tensão para gestão, para o planejamento, para a ação. Realmente tem poder quem age e gestão é ação!

PS: Importante ressaltar que os encontros e reuniões recomendados nesse texto devem ser preferencialmente realizados à distância, via Internet, de modo a reduzir as chances de contágio pelo novo coronavírus.

*Diego da Costa é administrador, especialista em marketing, MBA em gerenciamento de projetos, conselheiro federal de administração por Sergipe, diretor do Conselho Federal de Administração e diretor Técnico do Sergipe Parque Tecnológico. Linkedin do Diego da Costa

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Canva/arquivo pessoal
24/01/2024  16h00 2024 comecou. Você já fez seu planejamento?
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado