Entenda sobre os desafios da gestão | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Entenda sobre os desafios da gestão
Gestão é a ciência da administração em ação. Vamos aprender um pouco mais?
Blogs e Colunas | Diego da Costa 08/11/2021 12h40 - Atualizado em 08/11/2021 12h42

Existe a possibilidade de trabalhar no formato científico, na teoria, nos aspectos ligados ao movimento de métodos de gerenciamento. Existe a outra possibilidade do trabalho prático, focado em resultados (positivos e negativos). Você merece conhecer a administração como uma ciência social aplicada. Planejamento, Organização, Liderança (Comando), Coordenação e Controle são palavras trabalhadas com recorrência. Peter Drucker, conhecido no mundo como o "pai da administração moderna", já apresentava conceitos claros do que a ciência merecia aplicar, ele disse que “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas”. 

Fazer direito e certo, muito bom! Só que continua a subjetividade das coisas: o que é fazer direito e certo? Você poderia exemplificar? Drucker acreditava ainda que "o trabalho do administrador é planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas." Bom... Quantos administradores você conhece que realizam estas atividades que o pai da administração moderna propõe?

A visão necessária e que está pautada hoje: "a mudança é a única certeza que temos." Já diz a música do famoso cantor Lulu Santos: "nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará,... tudo muda o tempo todo no mundo..." Algo assim. Então, quais as mudanças você está presenciando, comportamentos, sentimentos, ações? Quais? No ambiente profissional existe a presença de líderes fracos, sem objetivos, sem carisma, arrogantes, falsos democratas. No ambiente pessoal a alienação pela iformação rápida, atenção fragmentada e as relações fúteis. Afinal, o que fazer?

Na condição de profissional da administração (ciência) com duas especializações (Marketing e Projetos) a sugestão é: foco no que você pode mudar, no que você pode alterar. Você é o líder da sua vida. Não aceite menos do que você merece. Faça valer a pena, realize com planejamento, organização e controle. Aprenda que a vida é um projeto com inicio (data do seu nascimento), planejamento (processo contínuo de aprendizado), execução (esforço necessário para realizar), monitoramento e controle (aprender com os fracassos e erros), entender os ciclos da vida (abrem e fecham) e encerramento (data do seu falecimento). Você entende dessa forma? Ainda não? Comece a entender.

Para conhecer um pouco mais sobre esse tema e tantos outros da ciência da administração, clique aqui e siga o meu perfil no instagram. Conversar sobre iniciativas da gestão e construir projetos é uma das minhas metas. Vamos juntos transformar a gestão? Até o próximo blog, se Deus permitir. 

 

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado